sexta-feira, 27 de março de 2015

Troca de extintores tem prazo ampliado, informa Procon-Campos

O prazo para a troca dos extintores do tipo BC para o novo tipo ABC foi prorrogado mais uma vez. O Ministério das Cidades enviou um pedido ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para adiar o prazo para mais 90 dias, mais precisamente até 1º de julho. O pedido foi aceito pelo Denatran, já que o produto está em falta nas lojas especializadas e nos postos de gasolina.

De acordo com a secretária de Defesa do Consumidor, Rosangela Tavares, a medida está correta. “Os consumidores de todo o país estão sofrendo com a falta do produto e os preços elevados, em face da grande procura e em alguns casos, por especulação dos fornecedores. O fato é que os consumidores não podem ser penalizados, já que não existe no mercado o produto em quantidade suficiente”, destaca.

O extintor do tipo ABC deve equipar os carros de passeio, utilitários, caminhonetes, caminhões, ônibus, microônibus e triciclos de cabine fechada em circulação no território nacional. Os veículos fabricados a partir de 2005 já saíram de fábrica com o novo extintor.

O descumprimento da regra vai render uma multa de R$ 127,69 e a perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O extintor do tipo ABC é mais completo do que o BC, utilizado por alguns veículos. O novo modelo também é mais eficaz no combate a incêndios em materiais, como fibras, madeira e tecidos, comuns no interior dos carros. O extintor ABC tem validade de cinco anos. 

A Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon-Campos) lembra que o adiamento da resolução não desobriga o uso de um extintor automotivo (o que está em vigor), com prazo de validade em vigência. O não uso, ou uso de um item vencido também é passível de multa.
Fonte: Secom - Folha da Manhã on-line

Um comentário:

Anônimo disse...

não ,entendi, o Procon repassar uma informação que a mídia já divulgou?Por acaso estão fiscalizando se as lojas especializadas estão ofertando extintores A PREÇO CORRETO e por qual valor? NOS POUPE!