segunda-feira, 16 de março de 2015

Governo precisa Procurar o que Fazer pelo bem da população !

Tem  secretário municipal  que precisa procurar o que fazer dentro das atribuições de seu cargo, pois  recebe no final do mês um gordo salário, pago com recurso público de uma Prefeitura que se diz em crise financeira.Pautar  veículo de comunicação para provocar seus adversários políticos não vai tirar o município do caos em que ele se encontra.

Na área social por exemplo, o grupo que hoje ocupa o poder está reduzindo benefícios; só agora vai realizar visita domiciliar para recadastrar e cortar famílias do programa que garante um auxilio mensal para compra de alimentos . Até 2004 essas visitas eram constantes e   o programa jamais foi usada como moeda de troca de votos.

Quando lançamos o Vale –Alimentação havia orçamento e recurso financeiro para atender as 30 mil famílias apontadas na pesquisa da UCAM e no cruzamento de dados da própria Secretaria , mas apenas 13 mil , as mais carentes,  migraram para o novo Programa porque a marca de nossas ações sempre foi a eficiência e o respeito aos critérios técnicos .

  O grupelho político derrotado nas eleições de 2004 e  atualmente no poder, no entanto, mede a todos por sua régua , - quem não se lembra do derrame de Cheque - Cidadão concedido pelo Governo do Estado às vésperas da eleição  em Campos?-   usou  naquela periodo  espaço em um veículo de comunicação  além de recorrer  à Justiça para desqualificar o programa e desviar a atenção da Justiça para o verdadeiro crime. O Direito de Resposta  conforme determina a legislação eleitoral foi concedido rapidamente , mas a ação ainda trâmita na Justiça desde então.

O Programa Vale Alimentação , lançado quando fui secretária de Desenvolvimento Social pela terceira gestão consecutiva  , não surgiu às vésperas de uma eleição. Ele foi fruto de  ampla discussão no ano anterior com os usuários, com os membros do Conselho Municipal de Assistência Social, órgão  de caráter deliberativo  e fiscalizador não só da  elaboração execução da política municipal de assistência social bem  como da execução financeira do Fundo Municipal de Assistência Social e ainda de uma audiência pública  por ocasião da elaboração do orçamento para o ano de 2004, conforme previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

O Vale Alimentação  se constituiu numa estratégia  de largo alcance social na medida em que não só  assegurava um auxilio  para alimentação com a fusão dos demais projetos que integravam o programa de suplementação alimentar tais como o Vale Leite- doação de leite com sabor e enriquecido com ferro à crianças de até cinco anos, Vale Sopa, doação de sopa desidratada à famílias de baixa renda com déficit nutricional  e ou alimentar, principalmente idosos e gestantes e ainda a distribuição de cestas básicas padrão ,contendo 18 quilogramas de gêneros básico  como também em instrumento de geração de trabalho e retirada da informalidade de  centenas de pequenos estabelecimentos comerciais que através da Associação Industrial e Comercial de Campos  puderam se legalizar e se tornarem fornecedores  vendendo diretamente a população de baixa renda e em suas próprias  comunidades  gêneros considerados essenciais para cada família  que também passaram a ter autonomia na aquisição dos itens que elas considerassem essenciais .

Sua implementação  foi  precedida não só da aprovação pela sociedade civil, como pela Câmara Municipal que aprovou por unanimidade o projeto e de uma pesquisa realizada pela Universidade Cândido Mendes que através da análise dos micro dados do Censo realizado pelo IBGE apontou as áreas de maior concentração de pobreza, não o de maior número de pobres mas de índice de pobreza em famílias com renda per capta inferior a meio salário mínimo.

O governículo , atolado até a médula em denúncias de irregularidade  e retirando benefícios da população carente , não só o tal secretário pauteiro , está passando da hora de procurar o que fazer pelo bem da população. Eu de minha parte estarei sempre procurando o que fazer... mesmo de férias !



3 comentários:

XO ROSINHA GAROTINHA disse...

Jane Nunes, servidores sem PLANO DE SAUDE UH, SEM PLANO DE CARGOS E SALARIOS...Verifica-se que todo plano de cargos e salários, carreira e remuneração deve estimular o crescimento e aumentar a confiança dos funcionários na empresa, mesmo que a velocidade dos processos não seja tão rápida, como desejável normalmente, mas que gradativamente, ao passo em que as mudanças forem ocorrendo, se fortaleça o sentimento de desafios pelas novas responsabilidades recebidas e pela valorização percebida por parte da organização, assim, possivelmente a qualidade da produção do trabalhador será melhor e, consequentemente a empresa obterá resultados mais satisfatórios.
XO ROSINHA GAROTINHO
XO GAROTINHO
XO SULEDIL GAROTINHO
XO PAULO FEIJO GAROTINHO
XO FABIO RIBEIRO AGARROTINHO
XO LAMPARÕES GAROTINHOS

Anônimo disse...

Parabéns Jane abre o verbo mesmo. Vocês têm tudo pra denunciar essa corja com notas, licitações e muito mais, não entendo como esse casal ainda está impuni. Onde está o fantástico com o quadro CADÊ O DINHEIRO QUE ESTAVA AQUI?

Anônimo disse...

Já passou da hora da população campista expurgar de uma vez por todas, não só o grupo que atualmente ocupa o poder, mas também todos aqueles que dele já tiveram a oportunidade de estar. Logo, não só quem está lá, mas também aqueles que criticam e vivem loucos para voltar devem ser limados de nossa cidade. Chega desse vai e vem que nada mais é que mais do mesmo.
Portanto, é votar em novo de verdade e não em novo de mentira.