terça-feira, 3 de março de 2015

COM A PALAVRA A PREFEITA ROSINHA GAROTINHO

DENÚNCIA: AUXILIARES DE TURMA QUE TOMARAM POSSE HÁ UMA SEMANA ESTÃO SENDO PERSEGUIDAS EM ALGUMAS CRECHES POR APADRINHADOS POLÍTICOS, SENDO OBRIGADAS A FAZER FUNÇÃO DE AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS E SENDO INTIMIDADAS POR DIRETORES MAL-INTENCIONADOS.


POR E-MAIL:

                (Replicado de postagem de um marido de Auxiliar de Turma)


              A recepção dos Auxiliares de Turma concursados que foram nomeados há mais ou menos 10 dias para assumirem as vagas nas creches do Município não tem sido nada boa.
                O caos na educação de Campos atinge também as creches. Os Auxiliares de Turma, em sua maioria mulheres, encontraram, de cara, muitas creches com instalações precárias, com falta de material básico como fraldas, toalhas, brinquedos, materiais didáticos para estimular os pequeninos, etc. Salas com paredes mofadas, com má ventilação, falta de portas e mobiliários decentes são outros problemas que foram encontrados.
                Não bastasse isso, as Auxiliares de Turma não receberam nenhum treinamento e, o que é mais grave, estão sendo obrigadas a realizar funções que não constam nas atribuições de seu cargo, como faxinar as salas, banheiros, dependências das creches, além de lavar pratos, talheres, mesas, toalhas, etc. Tal desvio de função, além de IMORAL, é também ILEGAL (fere o princípio da legalidade administrativa), tendo ainda como AGRAVANTE o fato de que a função primordial das Auxiliares de Turma é cuidar das crianças, zelando por seu bem-estar, e tal responsabilidade já é considerável o bastante para ser relativizada ou negligenciada por conta do acúmulo de funções.
                Todos sabemos que crianças de 0 a 5 anos precisam de atenção total. Desviar as Auxiliares de Turmas obrigando-as a realizar funções que não constam em suas atribuições é colocar em risco a integridade e o bom cuidado das crianças. E a desculpa das diretoras de creche que foram orientadas a exigir das Auxiliares de Turma mais do que elas devem fazer_ como funções de limpeza_ é a de que faltam funcionários como Auxiliares de Serviços Gerais, Porteiros, etc, devido às demissões que ocorrem atualmente no governo Rosinha.
                A bem da verdade, as diretoras de creche estão exigindo das Auxiliares de Turma a realização dessas tarefas que não lhes cabem, inclusive perseguindo e ameaçando as recém-ingressadas no serviço público, com a alegação de que as Auxiliares de Creche contratadas que anteriormente ocupavam as vagas faziam as mesmas coisas e que há uma carência enorme de funcionários nas unidades. E não bastasse isso, as salas estão superlotadas, tendo uma quantidade de crianças muito maior do que a ideal.
                Um exemplo disso é a Creche Modelo Wilson Amaro de Freitas, no Parque Santa Helena, próximo à Alberto Lamego. Apenas quatro Auxiliares de Turma foram nomeadas para lá (quando haviam contratadas ocupando as vagas eram pelo menos seis) e cada uma tem de cuidar de, no mínimo, 18 crianças, quando o ideal, de acordo com o os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (volume 2), deveria ser de apenas 8 crianças por profissional (média).
                Além disso, nessa unidade, atualmente há apenas duas Auxiliares de Serviços Gerais, posto que os demais funcionários foram todos demitidos na “limpa” que a Prefeita Rosinha tem feito na Prefeitura. Com isso, a diretora da unidade tem exigido e perseguido as Auxiliares de Turma, obrigando-as a fazer funções de limpeza típicas do cargo de ASG, sendo obrigadas a faxinar a creche após o expediente, quando as crianças vão embora.
                É lastimável que profissionais que se dedicam aos estudos e ingressam no serviço público pela porta da frente, por mérito próprio, sejam recepcionados dessa forma e tenham de suportar perseguições de diretores comissionados (DAS) e acúmulo indevido de funções. E tudo isso com a conivência e o silêncio da Secretaria Municipal de Educação.
                O resultado disso pode ser um elevado número de pedidos de exonerações, em decorrência também dos baixos salários pagos a esses profissionais.

2 comentários:

Anônimo disse...

EXONERAÇÃO DO SERVIÇO PUBLICO DOS CONCURSADOS É O QUE MEMBROS DESSE GOVERNO QUEREM. QUEREM DESESTIMULAR OS SERVIDORES CONCURSADOS PARA QUE PEÇAM PARA SAIR PARA PODER CONTRATAREM OS CABOS ELEITORAIS TRAVESTIDOS DE TERCEIRIZADOS.

Anônimo disse...

Não é só na educação que está assim, na saúde tb.