terça-feira, 13 de janeiro de 2015

INEPAC RECOMENDA INTERRUPÇÃO DAS OBRAS DO MERCADO MUNICIPAL

Do Blog do advogado José Paes Neto, diretor do Observatório do Controle Social de Campos, na Folha on line. (aqui):


INEPAC recomenda interrupção das obras do Mercado Municipal

O INEPAC – Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, órgão responsável pela proteção do patrimônio histórico estadual, através de ofícios encaminhados a Prefeita Rosinha Garotinho, ao COPPAM e a Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Campos, recomendou ao município a interrupção das obras que vêm sendo realizadas no entorno do Mercado Municipal, em especial a do novo Shopping Popular.
Segundo ofício encaminhado ao Observatório Social, o Diretor Geral do INEPAC, Paulo Eduardo Vidal Leite Ribeiro, informa que o órgão abriu processo de tombamento do Mercado Municipal de Campos dos Goytacazes, tendo em vista o inegável interesse cultural do prédio para o Estado do Rio de Janeiro.
Ainda segundo o ofício, seria praxe que, após a abertura do processo de tombamento, os órgãos públicos envolvidos se abstenham de autorizar alterações no bem ou na sua ambiência, a fim de evitar o comprometimento do bem que se pretende preservar.
Além disso, o Diretor Geral do INEPAC informa que buscou dar ciência aos destinatários dos ofícios de que as propostas de construção do novo Shopping Popular e de manutenção da Feira Livre irão provocar um empachamento (fechamento da visão, emparedamento) do prédio do Mercado, recomendando-se, em razão disso, que não se dê início à execução dos projetos antes da apreciação do órgão.
Importante destacar que, a abertura do processo de tombamento pelo INEPAC se deve ao trabalho conjunto do Observatório Social e do Instituto Histórico e Geográfico de Campos, que apresentaram requerimento ao órgão estadual nesse sentido.
Espera-se, em razão desse posicionamento do INEPAC, que seja reaberta com a sociedade a discussão sobre as obras do Mercado e seu entorno, para que seja possível encontrar uma alternativa que, ao mesmo tempo que contemple os interesses dos feirantes e ambulantes, efetivamente preserve esse prédio histórico.


Fonte: blog Eu penso que...

8 comentários:

Anônimo disse...

EXPLICA DR ORÁVIO COMO O VOSSA EXCELÊNCIA DEIXOU FAZER UMA OBRA QUE NÃO PODE E O INEPAC MANDOU PARAR E O SENHOR NAS REUNIÕES DO COPAM MANDA MULTAR POBRES QUE HERDARAM DE SEUS AVÓS IMÓVEIS QUE SÃO OBRIGADOS A FAZER O TELHADO PARA NÃO CAIR? VOU MANDAR A CONTA PARA SUA CASA.

Anônimo disse...

Um poder público que tenha um pouco de visão , percebe que o projeto de 2008 é a unica situação aceitável.A feira e o camelo deveriam ir pra outro lugar com toda estrutura de acesso, higiene e conforto com os comerciantes e consumidores merecem. A questão ultrapassa o resgate histórico do mercado, o da harmonia arquitetônica urbana e entra na questão da mobilidade urbana. Com a proposta deste governo continuará intransitável como hoje. A quantidade de pessoas que atravessam a rua é absurda e o fluxo de carro também isso no espaço de 100m aproximadamente. Loucura total > Se não consegue enxergar a cidade hoje como esta imagina daqui a 10 anos .

Anônimo disse...

Respeito a historia de Campos.
Preservação do patrimônio público.
Mobilidade urbana.
Respeito a todos os campistas.
Respeito às leis.
Precisa mais o que para deixar o prédio do mercado e seu entorno em paz senhora prefeita rosinha ?
MP,o campista está de olho!

Anônimo disse...

NÃO a essa reforma absurda!
Parabens às poucas entidades quectepuduam esse absurdo e estão agindo a favor de Campos e dos campistas !

Anônimo disse...

Acho um absurdo manter aquele amontoado do lado do mercado.

Anônimo disse...

Copa defende os interesses de Campos ou de um grupo?
Impossível qualquer órgão quevdefenfa a cultura,a memória e o patrimônio público,defender essa aberração que dão o nome de
Reforma do mercado municipal.
Crime de lesa humanidade pois impede que as futuras gerações tenh acesso a sua história!
Crime!

carlnhos j.carioca disse...

Pena que o grupo que governa Campos é muito forte quando se trata de 'ganhar' essas ações contrárias a ELES.Veja por exemplo, o caso da antecipação dos royalties...mas,não deixa de ser um sinal de queda desse grupo,como tb uma esperança de mudança para nós verdadeiros campistas!

Anônimo disse...

Trianon NUNCA MAIS!
Preservação do mercado municipal e de todo seu entorno já!!!'