sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Nova interrupção de água neste sábado

O abastecimento de água em Campos dos Goytacazes está normalizado, após a paralisação de oito horas para manutenção preventiva  no principal sistema da cidade, a Estação de Tratamento da  Coroa.
Nova interrupção programada — provavelmente a última, de uma série de três, previamente comunicadas,  nos últimos 15 dias –  volta a ocorrer no próximo sábado (13 de setembro), a partir das 14 horas, até às 04 horas da madrugada de domingo.
TRANQUILIZAÇÃO – O Gerente de Operações da concessionária Águas do Paraíba, engenheiro Silas Almeida explica que as interrupções são periódicas e previamente planejadas, mas necessárias:
“A ETA Coroa, a principal de Campos dos Goytacazes, que abastece a mais de 350 mil pessoas, opera ininterruptamente 24 horas nos sete dias da semana, produzindo até meio milhão de litros de água por hora”, justificou.
Ele tranquiliza a população com relação ao nível do rio Paraíba do Sul, ainda que esteja num das maiores baixas das últimas décadas.
O engenheiro explica que, com os investimentos feitos pela concessionária, a ETA Coroa tem condições de continuar operando normalmente, mesmo em condições muito mais severas do rio Paraíba do Sul, porque a unidade de tratamento e produção de água é uma das maiores, mais completas e complexas do Estado do Rio, totalmente automatizada e ecologicamente correta.
Mesmo assim, acrescentou, a recomendação da concessionária é que a população colabore, principalmente neste período de seca, fazendo o uso eficiente da água, sem desperdícios e eliminando vazamentos.
HISTÓRICO – Para manutenção preventiva em suas instalações, a ETA-Coroa foi paralisada no último sábado (06 de setembro), a partir das 14 horas, até às 02 horas de domingo.
A segunda paralisação começou às  20h45m  de quarta-feira (10-09), até às 05h30m de quinta-feira (11-09).
E a próxima interrupção vai ser no sábado (13 de setembro), a partir das 14 horas, até às 5 horas de domingo (14-09).
Como as interrupções são relativamente longas, as redes de distribuição ficam despressurizadas. E o retorno do abastecimento tem que ser feito gradativamente, para evitar rompimentos.
Com isso, nas pontas, ou seja, nos bairros mais distantes do centro da cidade, a plena regularização pode demorar mais de 24 horas, embora a água chegue a todos os imóveis, logo após a volta do abastecimento, com menor pressão, nas torneiras que são ligadas diretamente nas redes.
As interrupções na ETA-Coroa suspendem o abastecimento, provisoriamente, em toda a cidade, em ambas as margens do rio Paraíba do Sul. No lado direito em toda área compreendida entre a Pecuária e o bairro do Jockey, além de IPS e Turf até Ururaí . No lado esquerdo do rio, toda Guarus até Travessão.
Mas, o abastecimento continua normal em todas as outras áreas do Município, que têm sistemas independentes, como toda a Baixada Campista até a praia do Farol de São Thomé e todos os distritos da região Norte do Município.
Fonte: Águas do Paraíba

Nenhum comentário: