quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Temporal alaga ruas, fecha aeroporto e causa falta de luz no Rio


Do G1 Rio

Raio é fotografado na região do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, RJ, nesta quinta-feira (16). (Foto: Marcello Dias/Futura Press)Raio é fotografado na região do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, RJ, nesta quinta-feira (16). (Foto: Marcello Dias/Futura Press)
A chuva forte caiu em diversos pontos do estado do Rio de Janeiro no fim da tarde desta quinta-feira (16), devido à aproximação de uma frente fria após quase 20 dias de muito calor. Na capital, um temporal desabou no início da noite, com raios, ventos e trovoadas, causando falta de luz, alagamentos, trânsito, e interrompendo a circulação de transportes. Vinte uma sirenes foram acionadas em comunidades.
As bacias de Jacarepaguá, Zona Sul e Baía de Guanabara entraram em estágio de alerta, às 19h35, segundo o Sistema Alerta Rio, da Prefeitura.
O Aeroporto Santos Dumont chegou ainterromper a operação para pousos e decolagens — houve registro de ventos de 87 km/h na região, segundo o Centro de Operações. A reabertura foi às 19h30, segundo a Infraero, quando a chuva começou dar trégua na região.
O Metrô Rio paralisou a circulação na Linha 2, devido a um problema técnico, às 19h30. Cerca de uma hroa depois, os trens voltaram a circular. O ramal de Berlford Roxo da SuperVia também chegou a ser interrompido.
Barcas param por 30 minutos
A circulação das barcas que fazem a travessia da Baía de Guanabara foi suspensa durante 30 minutos. Segundo a assessoria da CCR Barcas, a suspensão ocorreu por volta das 19h, por segurança. Os passageiros foram abrigados nas estações e às 19h45 o serviço já estava normalizado. Não houve tumulto.
Pedestres andam debaixo de chuva forte em Copacabana. (Foto: Pedro Kirilos / Agência Globo)Pedestres andam debaixo de chuva forte em Copacabana (Foto: Pedro Kirilos / Agência Globo)
Os ventos e a queda de árvores e objetos sobre a rede elértrica causaram interrupções no fornecimento de energia. Segundo a concessionária Light, os bairros mais afetados foram Botafogo, Jardim Botânico, Santo Cristo, Grajaú, Ilha do Governador, Campo Grande, Jacarepaguá e Nova Iguaçu.
A Avenida Radial Oeste, no Maracanã, Zona Norte, foi interditada às 20h por causa de bolsões d'água.
Sirenes acionadas
A Prefeitura informou que foram acionadas sirenes em 21 comunidades, incluindo Parque Silva Vale, em Tomás Coelho; Sapê, em Vaz Lobo; Engenho da Rainha; São Miguel Arcanjo, em Madureira, Subúrbio; e na favela da Rocinha, Zona Sul. As sirenes indicam aos moradores que procurem um local seguro contra possíveis deslizamentos.
Raios são vistos na região do Pão de Açúcar antes de temporal no Rio de Janeiro. (Foto: Alessandro Buzas/Futura Press/Estadão Conteúdo)Raios são vistos na região do Pão de Açúcar  (Foto: Alessandro Buzas/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Baixada também em atenção
O Instituto Estadual de Ambiente (Inea) informou que rios da Baixada Fluminense e da Região Serrana entraram em estágio de atenção para o risco de transbordamento.
Segundo o Instituto, o estado de atenção, o segundo em uma escala de quatro, é acionado quando há possibilidade de elevação no nível dos rios por conta de chuvas. Como divulgou o Inea, já chovia em Petrópolis, na Região Serrana, por volta das 17h20.
A Bacia da Baía de Sepetiba e Bacia da Baía de Guanabara também entraram em estágio de atenção, às 18h25 desta quinta, como divulgou o Centro de Operações Rio. A Bacia de Sepetiba abrange os bairros de Santa Cruz, Campo Grande, Sepetiba e Guaratiba. A Bacia de Guanabara abrange os bairros Pavuna, Penha, Bangu, Realengo, Ramos, Madureira, Tijuca, Centro e Ilha do Governador
.

Nenhum comentário: