quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

RJ 180 RECEBERÁ OBRAS EMERGENCIAIS EM PARCERIA ENTRE DER E INEA

Diante das constantes reclamações recebidas pelos produtores rurais e usuários da RJ 180, estrada que liga Campos a Dores de Macabu, o deputado Roberto Henriques se reuniu nesta quarta-feira na sede do escritório do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) em Campos, com representante do DER (Departamento de Estrada de Rodagem)Ivan Figueiredo, o superintendente do INEA Rene Justen e o engenheiro do INEA Paulo Jorge, para juntos buscarem solução para os problemas. Após reunião visitaram a RJ 180 e presenciaram os transtornos vividos pela população, como: buracos ao longo da estrada, alagamentos de propriedades rurais e visitaram também o local onde recentemente um alagamento impediu a passagem de veículos deixando o distrito de Dores de Macabu isolado.
Buscando a resolução dos problemas, uma ação conjunta entre os dois órgãos (INEA e DER) vai resolver emergencialmente o problema da estrada, visando as temidas chuvas de verão, que costumam se repetir no mês de março.
As obras emergenciais que tem previsão de início para os próximos dias vão limpar canais para drenagem das águas, aumentar a altura do grade no ponto de obstrução entre as comunidades de Guriri e Quilombo, evitando que o tráfego de veículos seja prejudicado nos próximos meses e serviço de tapa buraco. Além da RJ 180 a RJ 178 que liga Dores de Macabu a Quissamã, também receberá intervenções emergenciais do DER devido aos alagamentos constantes e necessidade de manutenção.
A obra definitiva de reforma nas RJ 178 e 180 que liga Ponta da Lama em Campos a sede do município de Quissamã passando por Guriri, Quilombo e Dores de Macabu, encontra-se com edital de concorrência publicado, porém aguardando parecer e liberação do tribunal de contas para o certame licitatório. O seu projeto básico segundo edital do DER, consta de  melhoramentos na estrutura da base da estrada, com revestimento de asfalto borracha, dotando a estrada de acostamentos,  alargamentos e construções de pontes, além de serviços de drenagem e os contornos de Ponta da Lama e Dores de Macabu.
"O que fizemos no dia de hoje foi apenas decidir por uma ação emergencial para evitarmos que nas próximas chuvas o distrito de Dores de Macabu fique isolado, além de minorarmos com a dragagem que será feita nos próximos dias o sofrimento dos produtores rurais. O governo do estado precisa se libertar dos entraves burocráticos que estão amarrando o curso da licitação da obra definitiva que encontra-se com edital já publicado. O povo brasileiro paga um alto preço das consequências da impertinência burocrática dissociada da sua realidade" , afirmou o deputado Roberto Henriques.

Roberta da Silva Bensi Barcelos
Assessoria de Imprensa - deputado estadual Roberto Henriques

Um comentário:

Anônimo disse...

esse roberto so fala da rj 180 campos x dores, mas a rj continua do outro lada da br 101, ligando os municípios de campos x a conceição de Macabu x santa maria Madalena, ta na hora de olharem pelos produtores de lá também, a estrada é de chão, e quando chove vira uma bagunça, não é por menos é uma das ultimas estrada do município de campos, quem faz uma coisinha é a prefeitura de conceição, mas só do lado dela, campos fica a mercê da sorte, juitos prejuízos, ta na hora desse deputado fazer as coisas direito e conhecer melhor o estado