terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Armações ilimitadas

Jogadas previsíveis

Em janeiro deste ano, ou seja, há quase um ano, publiquei um artigo na Folha da Manhã intitulado “Quem quer anular o concurso da Câmara?” (aqui). Na ocasião, comentei que, em política, o mais importante não é o que dizem. As verdades estão escondidas entre palavras, atitudes, gestos e, principalmente, silêncios. Afirmei que toda polêmica envolvendo a gestão passada e a atual ia muito além de supostos “erros grosseiros” e  troca de farpas entre adversários que eram aliados e aliados que se transformaram em adversários.
No artigo, previ duas jogadas do tabuleiro político: “O grupo governista vai apontar falhas do ex-presidente da Câmara de Campos, Nelson Nahim, com o seguinte objetivo: anular o concurso realizado durante a gestão dele. Mas o que ganharia o grupo de Garotinho com a anulação do concurso? Para eles, seria uma forma de atingir dois alvos com apenas um disparo. Além de desgastar Nahim, a ideia é barrar a entrada do advogado José Paes Neto, que passou em primeiro lugar. Para quem não se lembra, José Paes é o autor da ação popular que barrou as terceirizações do Reda em agosto do ano passado. Na época, o governo municipal, através de nota oficial e de manifestações individuais de seus membros – inclusive de Garotinho, proferiu uma série de ataques ao advogado. Agora, alguns meses depois, é hora de mostrar quem tem o poder nas mãos”.
Durante este ano, o que vimos? — Sem conseguir anular o Concurso, as peças foram posicionadas da seguinte forma: O vereador Thiago Virgílio (PTC) iniciou uma investigação da gestão de Nahim e a Câmara, presidida por Edson Batista (PTB) desclassificou José Paes Neto (1º colocado), com a alegação de que ele não entregou todos os documentos solicitados.
Mostrando quem manda, o grupo rosáceo continua colocando em prática seu plano maquiavélico.
Porém, com o passar dos anos, o experiente jogador anda cada vez mais previsível.

2 comentários:

Alexandra Azevedo disse...

Sergio,

Estamos hospedados numa pousada no pé do Morro de Alemão, area pacificada, lendo seu blog. Subimos ontem com o teleférico até o topo para assistir os fogos. Uma noite para nunca esquecer, muito bonita.
O que me surpreendeu hoje demanha, tomando café de manha na pousada foi o seguinte:
Pela placa de nosso carro a dona da pousada ficou sabendo que somos de Campos. Logo ela começou falar de Garotinho. Ficou evidente que ela não gostou dele de jeito nenhum. "Porque"?, perguntei. Fiquei sabendo que ela estava "namorando" uma agencia de viagens através do Facebook tentando hospedar jovens Americanos junto com mais duas outras pousadas. Estava tudo combinado e a agência fiz um pacote atraente e logo apareceu um grupo de 40 estudantes estudando sociologia querendo vir. Uma destes estudantes era filha de uma mãe Brasileira, casada com Americano. Esta mãe ficou preoucupada com a viagem da filha, mais ainda sabendo que as pousadas ficam no Morro de Alemão e na Maria da Graça. Ela pesquisou na internet para saber mais sobre a segurança do local. Incrivel que parece, caiu no blog de Garotinho. O blog tava falando mal da segurança naquela area, falando sobre os protestos, policiais e milicias corruptas e tudo mais. Fim da historia: a agencia Americana ficou zangada com as pousadas e cancelou tudo. A agencia se sentiu enganada e o primeiro grupo de estudantes foram para Buenos Aires. As pousadas tentaram de tudo para reverter a situação, e nesta ocasião ficaram sabendo, o fonte de toda informação foi o blog de Garotinho. Um trabalho serio durante meses, eles perderam, alem da renda. Podemos ver como o blog de Garotinha está prejudicando o povo e os negocios dos pequenos empreendedores.

Anônimo disse...

A foto faz lembrar uma mesma do Hitler não?