sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Mentira? De quem?

Na última terça-feira, na sessão ordinária de nossa Casa Legislativa, levei para tribuna em meu pronunciamento uma discussão muito séria sobre a situação de nossos postos de saúde. Não é a primeira vez que trato deste assunto na Câmara, assim como também já é a segunda vez que escrevo sobre essa situação aqui em meus artigos semanais. Continuo a tratar do tema, primeiro por sua complexidade e importância e depois pelo caos no qual se encontra a saúde de Campos. 

Como disse, relatei a situação na qual tenho encontrado nossos postos, depois de várias visitas feitas por mim e minha equipe. Podemos começar pelas filas para marcar uma consulta, a alarmante falta de materiais básicos e medicamentos de uso contínuo, a inexistência de equipamentos de emergência nos postos dos distritos, o que leva à superlotação de nossos hospitais com a chamada “reboqueterapia” (coloca na ambulância e leva dos postos para os hospitais), as inadmissíveis indicações políticas para as chefias desses postos sem um mínimo de avaliação quanto à capacidade técnica desses indicados, além da completa ausência de gestão, pois o que não falta é dinheiro para a saúde (600 milhões).

Ocorre que quando a maioria dos vereadores governistas se pronunciou sobre o que eu disse, o que pude perceber é que realmente existem duas cidades, pois para eles as filas são mais normais, não faltam remédios de forma alguma e que a saúde de Campos só avança. Até acusado de mentiroso fui depois de ter feito meus questionamentos. Mas pergunte a população que precisa de um simples remédio de tabela SUS onde está a verdade. Converse com a senhora que só conseguiu para setembro uma consulta marcada em abril o que realmente acontece. Imagine a situação do cidadão do interior que não tem o básico do básico para atende-lo no posto de sua localidade quem é que tem a razão.

Pior que não admitir os graves problemas, é defender a qualquer custo o indefensável. Triste é não ter a sensibilidade para ver o quanto muitas pessoas humildes dependem diariamente dessa saúde pública. Será que a opinião desses nobres senhores rosáceos seria a mesma se a família deles dependesse diretamente dessa saúde? Temos certeza que não!!!


Artigo do vereador Rafael Diniz(PPS) publicado no Jornal Folha da Manhã - 08/11/13.

8 comentários:

Anônimo disse...

Nem uma palavra do nobre e respeitado edil Rafael sobre o caos instalado na Odontologia nas UBS. Equipamentos em péssimas condições, Centro de Saúde com problemas no atendimento quase todo dia, falta de materiais, desrespeito com os colegas, enfim CAOS total. Por que ele não olha a situação da Odontologia? Deve ser vergonha, porque a sua Tia dentista faz parte da equipe do gerente de Odontologia e aí fica difícil ele denunciar as questões da Odonto, pois atingiria indiretamente a Tia. Todavia o problema lá é o Gerente, que nínguém consente.
Lamentável vereador Rafael Diniz.

Anônimo disse...

Nobre vereador Rafael todas essas lesmas sabem dos inúmeros problemas com relação à saúde de Campos e tb todos os outros setores que estão entrando em falencia múltipla de todos os órgãos gestores ,o que os impede de falar é essa dependencia financeira,psicológica,nepotista e moral são como os terceirizados que tudo vêem mas nada a declarar,é o famoso "calaaboca" ok!

Anônimo disse...

Lula é marido da Secretária de educação?

Anônimo disse...

Vereador Rafael Diniz, em suas visitas às Unidades de Saúde, o Sr. entrou nos consultórios odontológicos? O quê achou? Entendemos que tenha uma tia que vem colaborando com a nova gestão, mas esperavamos que fosse mais imparcial!

Anônimo disse...

Mais que os próprios profissionais de saúde que vivem nos blogs reclamando e denunciando com palavras,tem as fotos .
Quem colaboram com a mentira que faz com que milhares de pessoas sofram ou mesmo morram por falta de assistência,e cúmplice de uma orquestração criminosa .
Políticos ou bandidos?

Anônimo disse...

Esse vereador Rafael parecia ser uma promessa, apenas uma promessa. Pensou-se que honraria o sobrenome Diniz. Campos sofre com a falta de quadros que possam superar o clã Garotinho. Resta-nos rezar para o Fred Machado e o Marcão consigam formar uma oposição forte e consistente. E Rafael precisa repensar entre proteger parentes que tem funções na Prefeitura e ficar do lado correto.

Anônimo disse...

Vereador Fred Machado, sabemos que o senhor em provas e mais provas sobre a odontologia.Não as solta por que?

Franco disse...

Só vejo estes dentistas fazendo denúncias no computador, porque não criam coragem e vão as ruas, como fizeram os professores. Nesta quinta, dia 14, professores e médicos juntos se manifestam as 16h na frente da prefeitura, ótima oportunidade para saírem do armário.