quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Polícia na rua contra manifestação de mascarados

Ato de mascarados no Rio tem detidos por não se identificarem a PM
Até as 22h50, quatro pessoas haviam sido detidas na manifestação.
Justiça autorizou identificação de mascarados em protestos nesta terça.

Batman mascarado mostra a cara e documento em manifestação no Centro do Rio (Foto: Bruno Poppe /  Estadão Conteúdo)'Batman' tira máscara e mostra e documento a policial (Foto: Bruno Poppe / Estadão Conteúdo)
Quatro pessoas foram detidas no ato batizado de “Baile de máscaras”, realizado na noite desta terça-feira (3) na Cinelândia, no Centro do Rio. Durante o protesto, os agentes abordaram as pessoas que tinham o rosto coberto para que retirassem a máscara e apresentassem identificação. Quem não se identificou, foi detido, levado para a 17ª DP (São Cristóvão), e liberados após serem ouvidos. Pela manhã, a Justiça havia autorizado identificação de mascarados em protestos.

Após a detenção, o grupo que estava no "baile" subiu as escadas do Theatro Municipal, tentando invadir o local. A polícia fez um cordão de isolamento e impediu a entrada. Não houve registro de confronto entre manifestantes e policiais até as 23h, quando acabou o ato. Os detidos foram encaminhados para 5ª DP (Mém de Sá).

De acordo com no Ministério Público do Rio de Janeiro, a medida judicial vale para todas as manifestações, atinge menores e maiores de idade, e tem por objetivo facilitar a identificação de baderneiros e vândalos. Segundo o promotor Décio Gomes, uma preocupação do judiciário é garantir o direito de as pessoas se reunirem e se manifestarem de forma pacífica e ordeira e, assim, separar os manifestantes dos vândalos. 

Alerj adia votação

À tarde, na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), a votação do projeto de lei que proíbe o o uso de máscaras em manifestações foi adiada. Apresentado na quinta-feira (29) pelos deputados Domingos Brazão e Paulo Melo (PMDB), o projeto recebeu emendas e terá de ser votado em uma nova data, ainda não divulgada. Com as 13 emendas ao projeto, o projeto volta à Comissão de Constituição de Justiça para avaliação, e deve ser votado no dia 10.

Os remendos foram propostos por sete deputados diferentes: 3 do Gilberto Palmares (PT) e uma do deputado Bruno Correa (PDT); 8 de coautoria de Clarissa Garotinho (PR) Luiz Paulo (PSDB), Comte Bittencourt (PPS) e Geraldo Pudim (PR) ; e uma do deputado Jânio Mendes (PDT).

O deputado Marcelo Freixo (PSOL) disse que não apresentou emendas porque não é um projeto que ele considere que possa ser melhorado. "Esse projeto é um erro de natureza. Não há possibilidade de melhoras", disse ele. Segundo o deputado, a aprovação do projeto pode acirrar os ânimos nas ruas. "A situação vai piorar entre a polícia e manifestantes", alertou.

'Black Bloc'

No dia 25 de agosto, o movimento Black Bloc RJ publicou um texto no perfil do Facebook onde eles dizem que a prática do grupo tem que ser revista com urgência já que notaram um aumento na rejeição por parte da população. Eles também alegam que muitas pessoas usam o nome do grupo para depredar a cidade.

“A destruição do patrimônio público e privado 'à la Bangu', tem sido frequente e muitas vezes de forma injustificável! Banca de jornal atacada? Por quê? Pra quê? É compreensível quando arrancamos placas de trânsito e queimamos lixeiras para fazer barricadas contra o avanço da polícia porque nós sabemos o que eles fazem, mas o que temos visto é um descontrole, um corre-corre, perdoem-nos o termo, imbecil, que só faz dispersar o grupo tornando a palavra BLOCO, uma piada!”, afirma parte do texto publicado.

Fonte: G1

DO BLOGUEIRO:

podem me achar conservador e/ou reacionário mas sou do tempo que a gente coloca a cara na reta para se manifestar. E ponto.

5 comentários:

Anônimo disse...

vc é um medroso fala tanto em manifestação, mais não bota a cara em nenhuma delas.

Sérgio Mendes disse...

Caro anônimo,

respeito sua crítica, porém lamento seu anonimato. Existem várias trincheiras de luta e você bem sabe, que ao ler o nosso blog de oposição, assumo inteiramente minha posição contrária ao governo rosáceo.

Quanto a ir para as manifestações, tenho evitado dar discurso para o deputado-prefeito Garotinho que fica tentando confundir a população dizendo que há infiltração de política partidária nos movimentos de rua.

Saudações democráticas!

Anônimo disse...

VC É MUITO FRACO PARA DEBATER COM GAROTINHO.

Anônimo disse...

O anonimo é como esses mascarados se esconde no anonimato para defender um salfrário mafioso e corrupto garotinho deve ser da mesma laia,tem que ir pro blog das moscas que é o que vcs que defendem garotinho são:moscas parasitas.

Marília disse...

A questão é:se a PM pode continuar a usar Gás Lacrimogênio;as pessoas têm o Direito de se defender usando proteção(máscaras,lenços,óculos de soldador,etc).
Na Democracia em que apenas os mais fracos se veem obrigados a Deveres...fica Difícil dialogar.
Em tempo:se a explicação do MP p/a proibição de máscaras é a dificuldade de reconhecer os Baderneiros,etc...tá resolvido.
Eles já sabem exatamente quem são e qtos deles são PMs.
Em 1 Ato q subiu a rua das Laranjeiras(semana passada) os B. B .(mascarados) se postaram no Cosme Velho e a PM de colocou 2 quadras abaixo.Nada aconteceu...apenas para as pessoas q tinham de chegar em casa,ou ir à algum lugar.
Entre eles pairava suspença qq Ação.

O q o MPEstadual tem a dizer??Deveriam estar presentes,como eu e serem diretamente afetados;pra saber em q momento quem tem razão.
Na maioria esmagadora das vzs é a PM quem erra.