sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Relotação de dentistas da rede municipal: ouça a população Chicão!

Por e-mail
Jane,
estou acompanhando a relotação pela internet, porque de oficial eu não recebi nenhum comunicado.
Aliás no posto que eu trabalho atendendo as comunidades da Tira Gosto, Matadouro e Portelinha nada de OFICIAL chega. O assunto   já chegou até lá e a comunidade está se agitando contra a relotação, estão satisfeitos com dentistas e atendente, não querem a mudança. Independente do que eu quero ou os gestores, acho que as comunidades devem ser ouvidas, eles são os usuários, portanto a opinião deles deveria ser a máxima.
Não tenho autoridade para representar meus colegas e nem dados concretos das irregularidades, que sabemos são muitas. Mas não sou omissa.Não tenho o menor receio em me identificar, pra onde vão me mandar, pra Faixa de Gaza?
Estou há 8 anos na UBS Maria Selma, mas conhecida como TG,  e sem qualquer tipo de demagogia, já sou da comunidade. Já vi gente nascer, morrer, ser preso, ser solto, pedir conselhos, me dar conselhos, sou convidada para casamento, batizado, recebo presentes que muitos não dariam o menor valor : é a panqueca de Dona Lourdes, o picolé de Seu Luís, a notícia que um filho deixou o vício ou está tentando, a chupeta que a mãe não consegue  fazer que o filho deixe de usar mas que ele aceita me entregar... enfim, ali não sou só a Dra., sou alguém que eles podem confiar e contar. Acredito que ali tenho uma responsabilidade social, vai muito além de saúde bucal (que é obviamente muito importante também!), tenho comprometimento, é isso!
Nosso material é comprado pela administradora do posto, quando coisas pequenas  faltam eu e a outra dentista colaboramos também.  Não recebemos material da Secretaria de Saúde há muito tempo, idem para visita de supervisão. Resumindo a gente sempre dá um jeito mas o atendimento não é paralisado.
Não sei  quem faz plantão, quem faz substituição, quem não trabalha , quem trabalha, o que sei é que EU cumpro com minhas obrigações e quando meu salário é depositado na minha conta eu o recebo com dignidade. Têm coisas erradas? Muitas....sem dúvida, então que se faça um levantamento das irregularidades e atitudes sejam tomadas, mas a relotação não vai resolver absolutamente nada. O que precisamos é moralizar , termos dignidade e compromisso. Os gestores estão desvalorizando nossa profissão , mas creio que nosso trabalho deve falar por si.
Um beijo,
Graciete Vilarinho
CD – UBS Maria Selma (Tira Gosto, Matadouro, Portelinha e adjacências).

40 comentários:

João Luís disse...

Quero parabenizar a colega pelo depoimento, a Odontologia é feita de profissionais competentes e dedicados, quem nao se enquadra nisso nao é CIRURGIÃO-DENTISTA!
Concordo que a relotação nao vai resolver problema algum. Pacientes e dentistas insatisfeitos...
Assim como a colega, vários outros tem vínculos com as comunidades atendidas.
Pq causar mais um problema? Ao invés de o novo coordenador do CAO (que já foi DAO e hj está mais para caos) nao se dedica a colocar ordem na casa e mostrar serviço?
OUÇA A POPULAÇÃO DR CHICÃO, FORA RELOTAÇÃO!

Cláudia disse...

FORA RELOTAÇÃO!
Nós que estamos nos postos trabalhando, precisamos de respeito e material para trabalhar. Não precisamos de disputas de plantões ou poder, só queremos trabalhar em paz.

Anônimo disse...

Parabéns Graciete pela sua coragem! Mas infelizmente o homem é perseguidor e maldoso. Hoje mesmo desfeitiou uma funcionária gabaritada, conhecidas de todos nós dentistas, a Rose! Então sugiro seguirmos a orientação da companheira JulianaII, manifestação dia 07/08/2013 às 10h em frente ao Centro de Saúde! Um ato CONTRA a relotação e a FAVOR da mudança do coordenador JÁ! Fora Ivan Machado!

Anônimo disse...

Qual o critério que está sendo utilizado dessa vez? Colegagem? Puxa-saquismo? ou vai ser na velha putaria mesmo?

Anônimo disse...

Rose é uma pessoa , além de competente , querida dos profissionais.
Até com ela o cara está fazendo das suas?
Sem agendar não conversa com os colegas de profissão;
recoloca no departamento o Marcos Pereira, que da outra vez ganhou plantão que não fazia porque largava e ia para casa dormir.Virou até piada entre atendentes e dentistas;
destruiu tudo que a antecesssora bravamente construiu( perguntem a qualquer profissional da área e às comunidades o que era a aodontologia antes de 2009 e depois);
e agora mais essa:deseja cortar os laços que muitos profissionais , tanto dentistas como atendentes, têm com as comunidades em que trabalham.
Relotar 500 ou tirar um que não está agradando nem profissionais nem comunidades Dr Chicão?

mirian sendra disse...

sera que etilena vai pagar o rpa do ivan estar botando cuidado com o mp um camarada que trata seus funcionario como cachorro sera que a prefem ita sabe

Anônimo disse...

Realmente mto interessante a posição da dentista,mas não concordo com ela e replico,por concordar com o mesmo,um comentário a respeito dessa questão que li no blog do Gustavo Matheus que ao meu ver é mto pertinente e vai direto ao ponto:Acho que a relotação se faz necessária porque desde a última,e diga-se de passagem,ÚNICA,relotação oficial(como ocorre periodicamente na sec.de educação que é tão grande,importante e complexa como a saúde com o nome de concurso de remoção)ocorrida na saúde municipal incluindo várias categorias profissionais(e não somente a dos dentistas)ocorreram inúmeras “relotações”oficiosas,com transferências de vários dentistas sem qualquer tipo de critério,dando margem portanto a se pensar que só podem ter ocorrido na base da “amizade”,apadrinhamento,politicagem,e coisas medíocres como essas.Aliás,após a concessão da gratificação de plantão 24h foi um verdadeiro”trem da alegria” de remoções sem qualquer critério de dentistas que simplesmente possuíam algum tipo de conhecimento político ou de “amizade”com a chefia,além dos sempre conhecidos vários casos dos que são lotados e ganham como plantonistas mas na verdade ficam,como sempre ficaram muitos,a disposição do depto.de odontologia(é só olharem o CNES e a espantosa quantidade de CD’s “plantonistas” mas que não trabalham como tal,na coordenação de odontologia).É lógico que os muitos que se locupletaram nessas situações vão querer mantê-la sob todo tipo de argumento e aqualquer custo.Na verdade deve a admnistração pública se pautar,dentre outras coisas,pela impessoalidade,tranparência,igualdade,etc.para que Todos os servidores efetivos(nesse caso os dentistas,que ao que parece é o depto mais bagunçado no que diz respeito a pessoal)tenham a MESMA oportunidade de escolha para lotação com Igualdade de condições entre si,com o mínimo de critérios como por ex.a antiguidade,ou colocação obtida no(s)concurso de ingresso ao serviço publico…e não como hoje é,na injusta influencia pessoal.Que se tenha SIM,relotação para que mais uma vez se arrume a casa com critérios minimamente justos para todos e não somente para alguns privilegiados que querem manter seus STATUS,”conquistados” desigualmente entre seus colegas de profissão.

Anônimo disse...

Como permitem um coordeenador que não coordena e sim causa discordia, mal estar e outras coisitas mas?
Dr Chicão,alguem que a classe não reconhece tem que ser tirada!
Relotação não!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

JANE NUNES,EU JÁ HAVIA FEITO O COMENTARIO DOS GOVERNOS DOS GAROTINHOS,QUEM MANTEM O TABALHO SÃO OS FUNCIONARIOS.ESSE DEPOIMENTO
DA GRACIETE VILARINHO SÓ VEM CONFIRMAR.
O PIOR QUE MISTURA OS CONCURSADOS E
OS APADRINHADOS P/SER MANTER NO CARGO.
A PROPAGANDA NA TELEVISÃO CONTINUA
NO HORARIO NOBRE.AS CUSTA DE PROFISSONAIS COMO A GRACIETE,FICO
A ME PERGUNTAR:
A CLASSE DA POPULAÇÃO,QUE ACREDITARAM NELES SE INTERAÇA SABER
O TRATAMENTO FOI CUSTIADA PELO SERVIDOR?
ASSISTEM REPORTE LOCAL,TEM ACESSO AOS BLOGs.
PARA MIM ELES TEM RADIOS NOVOS,ONDE
SÓ PEGA FM.

Anônimo disse...

Naõ perguntem aos dentistas e auxiliares não.Perguntem aos usuários o que é a odontologia a partir de 2009.
Dr Chicão, somos profissionais que devem ser ouvidos nas decisões.Somos nós que ouvimos as queixas,somos nós que muitas vezes tira dinheiro do bolso para resolver problemas.
Ouça-nos Dr Chicão,relotação não!

Anônimo disse...

Estamos diante de uma crise nunca vista na odontologia municipal.Dentistas insatisfeitos, população mal assistida,profissionais de apoio revoltados e um coordenador que não representa os anseios de parte nenhuma a não ser a sua e de alguns de seu amigos como esse Marcos Pereira que não tem vínculo, não trabalha e uma relotação sem fundamento maior visto que este prórpio senhor fez há algum tempo atras e pelo justo critpeio da antiguidade.
O que está atras desta relotação?
Vai ter alvoroço e dos grandes!
Não à relotação!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Graciete Vilarinho disse...

Caros colegas e em especial ao Anônimo,
meu depoimento teve a intenção primária de demonstrar a realidade que vivo e obviamente
levantar questões que estão sendo colocadas para a discussão.Não concordar comigo é absolutamente saudável porque levanta questões pertinentes e desconhecidas por mim como:
1 – relotação realizada por outros profissionais de saúde, nunca soube de relotação dos médicos, enfermeiros, etc.na proporção da relotação da Odontologia;
2- em relação às relotações da secretária de educação ,o que tenho conhecimento é que a mesma é realizada pelo critério de vacância quando é declarado vago o cargo do servidor por motivo de exoneração, demissão, promoção, readaptação, aposentadoria, falecimento ou posse em outro cargo inacumulável. Como requisitos básicos ser servidor público e nos casos de posse em cargo inacumulável, ter sido aprovado em concurso público e nomeado.
Pergunto: a relotação de 500 profissionais vai acabar com o trem da alegria ou os passageiros serão outros? Por que somente com a relotação a insatisfação com os apadrinhamentos está sendo exposta? Qual a maneira mais justa para se fazer a relotação? Antiguidade? Qual o “antigo” vai querer ir pra Tira Gosto e ficar com o coração na mão quando do consultório ouvir “SUJOU!!!!!!” e rezar para que tudo termine bem e que volte para a sua família na Santa paz?
Concordo com a arrumação da casa, com a moralização, com a transparência. Se eu for relotada para outra UBS vou continuar tendo a mesma postura profissional e ética, acredito que a grande maioria dos colegas também. Mas a relotação não pode ser motivada por interesses pessoais ou de uma minoria. Sinceramente eu nunca vi tantos colegas se manifestando e estou feliz com isso, é hora da mudança!
Aproveito a oportunidade para rechaçar qualquer tipo de desrespeito a Sra. Rose que sempre nos atendeu com educação e gentileza. Ela e todos os profissionais de apoio merecem respeito!!!
Agradeço aos blogs que abriram espaço para a nossa classe e também aos colegas que na concordância ou discordância estão contribuindo para uma Odontologia qualificada , crescente e também humana!
Ah, continuo achando a que relotação não é a solução!

.

Jane Nunes disse...

Denuncia contento nomes, mas vinda de forma anônima é demais né?
Só Graciete se expõe????

Anônimo disse...

Jane, compreendo sua posição.Exercer a cidadania plena chega aos poucos,pois o ranço da perseguição ainda permeia a todos e creio que voce sabe muito bem disso.Fato é que o clima está horrível na área odontológica e pedimos encarecidamente ao Sr secretário de saúde que reveja a nomeação do coordenador que , ao que vemos, não representa a classe e está desestruturando os profissionais.
Mas como de todo mal se tira algo bom,podemos ter certeza que nunca mais a classe odontológica de Campos será a mesma e mudou para melhor.Senhores de suas obrigações, se conscientizaram agora de seus direitos e um deles é
o de manifestar-se e demonstrar sua insatisfação diante de tantos desmandos e desrespeito.
Não é mais uma relotação que colocará a casa em ordem mas a competencia , seriedade e honestidade ao administrar.
Gratíssimos pelo apoio.

Antônio disse...

Muito simples como a lei de Salomão.
"Olho por olho, dente por dente".

Se essa aberração da relotação realmente sair, deveremos iniciar imediatamente uma operação padrão, ou seja, qualquer anormalidade que estiver ocorrendo nos postos de trabalho, deverá ser imediatamente denunciada ao CRO, Vigilância Estadual ( não a Municipal por motivos óbvios) e parar imediatamente as atividades laborais.
Vamos começar a fotografar e postar nas redes sociais e enviar as fotos para os jornais ( menos para o Diário, também por motivos óbvios).

Já basta !

Anônimo disse...

Campos está mais para Bole Bole do que para Saramandaia, com direito a Garotinho Rosado e tudo mais…só que de um sai formigas do nariz, o da TV, e o daqui sai merda. Acho que está pensando que o povo é idiota de acreditar em propagandas caras e milionárias.Esse tempo já acabou, o gigante acordou. A bola da vez agora são os odontólogos. Como ele despreza esta categoria. Aliás despreza tantas outras. Ele quer ser governador de novo. [Rindo alto].Povo sofre quando procura atendimento odontológico digno, decente. Falta tudo. Agora piorou, está faltando RESPEITO.A cada dia o Machado corta a cabeça de um, loteia o setor com pessoas que não tem vínculo com a prefeitura. (Cadê o MP de Campos), Por onde andas dona Cibalena (RH)?Como vai pagar a tantos forasteiros na cidadela odontológica da prefeitura rosácea? RPA? Contrato com a Personal? Ahhh Garotinho Rosado vai mandar o primo-secretário dar um jeito, pois o que importa agora é dar MACHADADAS nas cabeças dos dentistas e funcionários do setor, como já anda fazendo. Sugiro a contratação de um enfermeiro para a equipe que gerencia a Odontologia, pois os casos de hipertensão de funcionários e profissionais que trabalham lá a cada dia aumenta mais. Nuvem negra. Tensão total. Dia 07 de setembro de 2013 os odontólogos estão sendo mobilizados para protestar às 10h em frente a secretaria de saúde para o FORA IVAN MACHADO e cia. Não a RELOTAÇÃO e FORA PEREIRINHA.

Martha disse...

Só acontece certas barbaridades na classe odontológica. Infelizmente a grande maioria é omissa sem postura, e por isso pintam e bordam com os dentistas. Jane está certa. Ficam todos esperando poucos agirem. Ridículo.

Kelly disse...

Parabéns Graciete pela clareza e pertinência de seus comentários. Durante muito tempo mantivemos os consultórios da prefeitura com materiais levados por nós para que a população não ficasse desassistida. Isso numa prefeitura milionária! Concordo que os passageiros do trem da alegria serão outros, mas continuará bastante alegre.. Os antigos escolherão vagas, não irão trabalhar, e indicarão os apadrinhados para cobrir. A briga é pelos plantões! E para não evidenciar isso, propõem mudar todos? Uma vergonha! Minha solidariedade à Rose e a todos que lá trabalham e sempre nos atenderam a todos muito bem. Não à relotação! Mas, se insistirem, cuidado com os critérios. Não vamos aceitar funcionários do estado, cedidos à prefeitura, terem prioridade na escolha. Eles têm prioridade nos órgãos do Estado! Aqui são cedidos e recebem uma gratificação para complementação de salário, isso não lhes garantem prioridade na escolha! Mesmo sendo antigos. NÃO SÃO FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA.

Anônimo disse...

Realmente, tem um monte de dentista ganhando uma nota preta sem trabalhar há muito tempo! Mas não é por causa dessa safadeza que vai mexer com a vida de todos.

Anônimo disse...

Respito aos que trabalham Dr Ivan.
Como auxiliar vejo o que está acontecendo.Os dentistas e várias auxiliares como eu, estão levando nas costas o setor odontológico.Cansei de comprar material.Chega.De minha parte não compro mais.

Anônimo disse...

Eu nao acredito que tiraram a Rose do departamento. Absurdo!

Anônimo disse...

A odontologia pode estar mal não pelos profissionais mas sim por uma briga particular do antigo secretario de saúde e atual vereador Sr. Paulo Hirano em uma queda de braço logo no inicio de seu secretariado com o atual gerente da odontologia o que culminou com a exoneração do Sr. Ivan Machado e do diretor da odontologia na ocasião. Depois veio Sr.Valdiney que manifestou o seu desejo democratico de ser candidato a vereador e como não cabia dois candidatos na saude, o melhor era desestabiliza-lo, e a melhor maneira era continuar não comprando os materiais que a odontologia precisava e ai já estava fazendo 4 anos sem uma compra decente para que os profissionais da odontologia pudessem trabalhar e a população pudesse ser atendido. O mais estranho que este secretario é eleito vereador. O Sr. valdiney levou a odontologia como pode, não é o responsavel pelo caos da odontologia. Foi substituido sem a menor consideração e respeito. O atual coordenador é o maior responsável pelo inicio desta derrocada, pois em sua briga particular e com interesses não bem claros inicio todo este processo. No fim do governo Mocaiber um assessor do atual governo em seu relatório de transição escreveu " na saude o que funciona é somente a odontologia e se não estar melhor é porque faltou maior apoio". A odontologia não pode ficar refém de inconsequentes pois os maiores prejudicados será a população.

Anônimo disse...

QUEM É O COORDENADOR??? DÊ NOMES! ACABEM COM A CARREIRA DELE

Filipe disse...

Quer dizer que por disputas eleitoreiras deixou-se a Odontologia chegar ao fundo do poço e a população desassistida, segundo os comentários do anônimo das 21:23. E, ainda mais, tudo começou com o próprio Dr. Ivan, que volta com a mesma ideia do início de sua ação no RH há quatro anos, relotar os dentistas. E estamos mesmo há quatro anos sem material, muitos de nós compramos materiais ou levamos de nossos consultórios particulares durante esse tempo todo, tirando dos nossos salários, por respeito e consideração aos pacientes. Ao invés de pensar em mexer com a vida profissional de 500 profissionais, melhor pensarem em resolver os gravíssimos problemas da área. A começar por comprar os materiais que faltam e consertar os equipamentos quebrados. Eu não compro e nem levo mais! Vergonha!!!!

Anônimo disse...

O desrespeito é tão grande que nenhuma autoridade vem a público se pronunciar.
Sabem que os dentistas e ASBs , assim como os servidores de apoio como a competente Rose,levam a odntologia nas costas e sabe Deus o peso que tem sido.Será que têm medo de mais M no ventilador deles?
RESPEITO.RECONHECIMENTO.
NÃO RELOTAÇÃO.

Anônimo disse...

No final das contas, a Rosinha é a responsavel final, mas ela lava as mãos e diz que é problema da gestão anterior. Ainda depois de 4 anos é problema da gestão anterior!

Marcia disse...

Meus Deus, por que o secretário de saúde não se pronuncia?Estamos vendo que são muitos os insatisfeitos, e não são apenas os que dão plantão como alguns equivocadamente supõem, vide o depoimento da colega Graciete que trabalha no posto da Tira Gosto e de lá não deseja sair.
São várias as razões para a não relotação e está faltando ouvido límpido e olhar sensível por parte das autoridades responsáveis.
Esse silencio sem que uma satsfação seja dada à classe, me desculpem, mas por si só já sugere desconsideração, desrespeito.

Anônimo disse...

E as vagas para Dentistas na nova U.T.I. que funcionará no Ferreira Machado.Foi feito um processo seletivo,pasmem,interno onde só os CD's lotados nas unidades da Fundação Municipal de Saúde puderam participar;com critérios que ninguém sabe e escolhas de profissionais sem nenhuma transparência.Mais um absurdo!

Anônimo disse...

O coordenador, o gerente , é o dentista(?) Ivam Machado.

Anônimo disse...

Anônimo das 21:31h todos sabem o nome dele. Ele estava morto e sepultado, apenas recebendo integralmente seus salários e complementações sem trabalhar em lugar algum. Sempre à disposição de alguém, padrinhos que o mantiveram à sombra do poder. Agora o vereador Kelinho junto como "GOEBLS" da planície, Suledil Bernardino emplacaram o nome dele de novo junto a Prefeito de Fato. Exumaram um cadáver. Detonaram com a Odontologia. Pouquíssimos profissionais reconhecem competência nesse sr Machado e seus asseclas. A conta será paga pela população como sempre.A vida pregressa desse profissional,os mais antigos sabem, é deplorável sob todos os aspectos, mas creio que não cabe exposição pública, o que a classe odontológica clama é por PAZ e pessoas competentes para coordenar a odontologia municipal.

Anônimo disse...

IVAM E SEBASTIÃO E DE GERALDO E IRANO ESTÃO MANDANDO NA SAUDE.CUIDADO Dr.CHICÃO.

Anônimo disse...

IVAM MACHADO.... RESPEITE AS PESSOAS PARA SER RESPEITADO,....

Anônimo disse...

O SEU IVAN....KD MATERIAL QUE NAO TEM,EM? VC TEM QUE VER ISSO E NAO FICAR COM SUA BOCA ESPUMANDO,BRIGANDO COM AS PESSOAS.....

Roberto disse...

É inoportuno e irracional uma relotação geral e irrestrita. O problema é e sempre foram os plantões 24h. Pela gratificação que oferece, pelos arranjos políticos que se fazem com eles e que, sabemos todos, continuarão. Como disse a colega Graciete, os passageiros do trem da alegria é que serão outros, mas o trem continuará o mesmo! Fora os plantões, todos os outros continuam nos mesmos postos desde a última relotação. Não será fazendo a relotação que num passe de mágica surgirão vagas para acomodar novos concursados. Faltou planejamento, faltou investimento, faltaram novos consultórios. Não é mexendo com a vida de todos que se corrige a incompetência e falta de planejamento. O jogo político sempre existiu e não é diferente agora. Ninguém é ingênuo. Se o problema são os plantões, faz-se a relotação só deles. Convocam-se os dentistas mais antigos, proporcionalmente às vagas, e está resolvido! Mas, que todas as vagas sejam postas, as das UTIs do Ferreira Machado, as do CAOPE, e sem preferência para servidor do ESTADO, NÃO SÃO SERVIDORES DA PREFEITURA, NÃO TÊM PREFERÊNCIA! Não é verdade que todos estão insatisfeitos com seus lugares de trabalho, haja vista a reação imensa que esta ideia teve na internet, inclusive que culminou com o depoimento emocionante e verdadeiro da colega Graciete. Estamos insatisfeitos com a falta de material, equipamentos quebrados e a gota d'água foi essa ideia absurda de relotação, antes de se resolver o verdadeiro problema que é a FALTA DE TUDO. Com 80 consultórios e 600 dentistas, a conta não fecha, nem com relotação, nem com muita reza! Ou se constroem mais consultórios, ou se reduz a carga horária para 2 turnos, isso é planejamento. O resto é politicagem.Fiz uma conta simples, qualquer criança das séries iniciais do fundamental é capaz de acompanhar. São cerca de 80 consultórios ativos, aproximadamente 600 dentistas. Dividindo-se encontamos uma relação aproximada de 7 dentistas por consultório (local de trabalho), ou seja, teriam que funcionar de domingo a domingo, cada dia um dentista, para que a conta feche. Deu pra entender? Não é a relotação que vai resolver o problema. Resolve-se o trem da alegria antigo e ajuda a acomodar o novo trem, de resto NADA! Faltou competência, planejamento e expansão da rede.

Claudia disse...

Faço plantão 24 hora, moro em outra cidade onde tenho família, marido, filhos, cumpro meu horário, saio de madrugada, pego estrada e chego e saio na hora, no meu caso, seria uma grande injustiça, estariam me obrigando a ficar longe da minha casa e família pois teria que morar em Campos se for para ambulatório, como eu, muitos colegas na mesma situação, nem falo de perda salarial, o que ganho de gratificação, gasto para ir a Campos trabalhar, então fica elas por elas com o pessoal de ambulatório. Sou contra a relotação, concordo com Graciete, fazemos parte da comunidade em que trabalhamos, sabemos das histórias, nomes de pacientes, acompanhamos por anos esses pacientes. Se forem fazer, deveriam levar em consideração caso a caso. Cadê o secretário que não se expõe, pra ele não interessa os interesses dos Dentistas de dos outros profissionais da saúde.

Claudia disse...

Se estão argumentando que tem pessoas lotadas em plantão e ambulatórios e não vão trabalhar, tirem esses da prefeitura e deixe quietos aqueles que cumprem seu papel no trabalho. Deviam ver as condições de trabalho, mexer com os funcionários não resolve os problemas da Odontologia de Campos, é tapar sol com peneira, deem atenção devida ao que realmente interessa, querem mostrar serviço, nos dê condições dignas de trabalho e ão fazer curso de gestão e gerência pra aprender a comandar alguma coisa.

Graciete Vilarinho disse...

Hoje, fomos (eu e mais 3 colegas) recebidos no gabinete do Dr. Dante que responde pela sub secretaria de saúde,compartilho com os colegas o que foi conversado. Colocamos em pauta o assunto relotação e mais pontos que achamos de importância (falta de material, manutenção precária de equipamentos, etc.). O posicionamento do sub secretário é de que no momento não haverá relotação, inclusive reconhecendo que a última relotação realizada na Odontologia não foi bem sucedida. No momento a secretaria está envolvida com uma relotação dos médicos.
Certamente haverá um levantamento da situação de todos os postos (plantões e UBSs) e dentistas, havendo a necessidade de reorganização os profissionais serão chamados e ouvidos em relação a satisfação e/ou insatisfação de seu posto de trabalho. Resumindo: se houver a necessidade de relotação não será através de politicagem, amizade, conhecimento, etc. seguirá critérios justos e legais.
Diversos assuntos que foram abordados nos blogs foram colocados para o Dr. Dante que se comprometeu a acompanhar de perto o levantamento de irregularidades.
Em relação a material, manutenção de equipamentos, etc, ouvimos que todas as providências estão sendo tomadas para reverter esse quadro. Estamos aguardando e vamos continuar cobrando, não pode ficar só no discurso.
Esse foi somente um pequeno passo, creio que temos que continuar comprometidos, cumpridores de nossas responsabilidades e mostrando para os gestores o que está inadequado e o que deve ser resolvido. Não podemos deixar que o assunto relotação seja o suficiente! Sigamos em frente.


Anônimo disse...

Sinceramente, tá difícil ouvir tantas mentiras e ficar calado. Quem foi que disse que a ideia da relotação veio do atual coordenador da odontologia? Se desde ano passado, quando o antigo coordenador Dr.Valdiney, pediu que disponibilizasse quase 100 vagas em concurso público para dentista e depois a Superintendência do RH e Fábio Ribeiro em nota por Diário Oficial pediram a criação de uma comissão para relotação dos candidatos do último concurso, porque não tinha como lotar tantos dentistas na rede, ainda mais com uma carga horária de 24 hs, que por sinal não vem se cumprindo porque não tem como. Para relotar essas pessoas, somente se relotar todos os dentistas e foi daí que surgiu esta questão. A grande pergunta é porque o Dr Valdiney anunciou ao RH apenas 7 vagas para dentistas no concurso e depois de ver a classificação final pediu ao RH mais 70 se já haviam vários dentistas ociosos na rede devido a falta de material odontológico que ocorre desde o início de sua gestão, devido a um jogo político, uma vez que o mesmo sempre quis usar a odontologia para fundamentar sua candidatura a vereador e, com isso, beneficiou vários colegas com lotações em plantões de forma ilícita, principalmente após a gratificação de plantão que saiu para os dentistas, a partir de 2010/11. Inúmeros plantões de substituição praticamente sendo vendidos, comercializados dentro da odontologia. Agora vejam, o Estatuto do Servidor diz que a lotação de profissionais deve ser usada por critério de antiguidade. Peguem as listas de lotação dos dentistas nos postos 24 hs e vejam seus números de matrículas que não coincidem com este critério. Dentistas recentes que já estão em plantão – lotação conseguida por meio de troca de favores – um total absurdo. A impressão que se tem com toda esta movimentação é que todos os dentistas são contra a relotação e , isso, não é verdade, muitos são a favor e inclusive estão há tempo lutando por isto. Há 4 anos, os dentistas trabalham sem material, ou melhor não trabalham, estão ociosos, e nunca se reuniram pra manifestar, pra dar o GRITO pela melhoria das condições de trabalho e da Odontologia, agora querem usar laços de afetividade com o paciente, para justificarem um NÃO a Relotação. Não querem a relotação porque sabem que vão perdem os lugares que adquiriram de forma injusta e ilegal, irão perder hora extra, adicional noturno e gratificação de plantão, nunca tiveram preocupação com continuidade de tratamento de paciente, até porque, não tem material odontológico para fazê-lo há muito tempo. A única preocupação é com a continuidade de seu salário e usam comunidades pobres, mães, crianças, idosos, como reféns, para perpetuarem toda esta ilegalidade. O que está por trás disso? Andam perguntando…o problema tá no passado e não no presente.

Filipe disse...

Ei sabem por que Campos tem tantos dentistas que não tem nem lugar para trabalhar? Porque, por questões políticas, foram inchando a prefeitura com contratados para acomodar pedidos de vereadores, o toma lá dá cá. Sempre cabia mais um, acomoda aqui, diminui a carga horária dali, aperta-se acolá. Aí, legitimamente, as pessoas que passaram no concurso entraram na Justiça, que reconheceu que, se tem contrato, há a vaga. Pronto! Entraram todos os aprovados, com justiça, repito. Só que na época, não tínhamos consultórios fechados por equipamentos quebrados, falta de material, etc. Hoje, temos tudo isso, muitos dentistas, menos consultórios, e novamente gente contratada, e novamente ações na Justiça. A Justiça novamente está dando ganho de causa aos colegas. Daí surgiu o problema. Mais dentistas, onde lotá-los? Nem com reza forte! Foi falta de planejamento, politicagem, incompetência. Não temos culpa disso. A culpa é de vocês gestores. TODOS! Prefeita, secretários, vereadores, chefe de RH, secretário de administração, e dessa política de usar a máquina pública para barganhar apoio e voto.

Filipe disse...

Só para registrar. A politicagem a que me referi no comentário anterior não começou agora, passou por vários prefeitos. A escola é e sempre foi a mesma! Contratos ilegais em troca de apoio e votos. É um mal que vemos se perpeturar.