quinta-feira, 29 de agosto de 2013

FAMÍLIA PAGA PELO LEITE QUE PREFEITURA NÃO DÁ

Sem conseguir completar o mês com as 12 latas de leite Neocate que conseguiu do Governo Municipal, no lugar das 15 determinadas pelo médico, a família de uma criança de um ano, cadastrada no programa, teve que comprar, nessa quarta-feira (28), uma lata do alimento, com custo de R$ 200, para não deixar a filha com fome, já que ela sofre de restrição alimentar. Mônica Martins, a mãe, se diz cansada e a justiça deverá ser o caminho.

Questionada sobre a denúncia de que vem faltando o alimento Neocate para pacientes alérgicos ao leite de vaca, na Secretaria de Saúde, a assessoria da pasta encaminhou a seguinte resposta à Folha da Manhã: “A Gerência do Departamento de Nutrição atende a 460 crianças e 330 adultos, dispensando 14 mil latas por mês. A dispensação de leites especiais é apenas uma parte do processo realizado pelo Serviço de Alergia e Intolerância Alimentar do Departamento, e atende rigorosamente à prescrição médica. Campos é o único município do Estado a contar com um programa que, além de distribuir as fórmulas especiais, faz o acompanhamento dos assistidos por uma equipe médica especializada multiprofissional. Apenas Macaé tem um programa para distribuição dessas fórmulas, mas sem o acompanhamento. Nos demais municípios, somente por meio de mandado judicial”.

A criança tem que fazer uso de 15 latas por mês, que custariam em torno de R$ 3mil mensais. Mônica contou que, ultimamente, quando não pode mesmo comprar o alimento, o socorro está vindo de uma amiga, cuja filha também faz uso do produto; e do médico responsável pelo tratamento, no Rio de Janeiro.

— O que me revolta é que nunca me explicam o motivo de não ter o leite. Se tenho que entrar na Justiça, eles deveriam me avisar. A única alimentação que minha filha pode tomar é esse leite. Porque eles fizeram meu cadastro se não podem me atender? — desabafa Mônica, que anuncia que irá procurar a Defensoria Pública ainda esta semana.

Folha da Manhã online
Bruno Almeida
Valmir Oliveira





Nenhum comentário: