quarta-feira, 7 de agosto de 2013

CAMPOS DO GOYTACAZES: MUNICÍPIO BILIONÁRIO, PORÉM, SAÚDE ZERO

Fotos de Gerson Gomes
Fotos de Gerson Gomes - Blog do Garotinho

Enquanto a prefeita, junto com seu secretariado, comemorou o aniversário do Trianon, na semana passada, com  diversos shows de cantores da MPB, pagos com o dinheiro da PMCG - nosso -, segue abaixo matéria da Folha da Manhã online, referente ao estado lamentável em que se encontra a saúde de Campos, e que certamente os rosáceos não divulgam na mídia milionária:


Atendimento ortopédico lento












Os pacientes que sofrerem alguma fratura e for encaminhado para o Hospital Ferreira Machado (HFM) e necessitar de cirurgia ortopédica eletiva, permanece há dias, semanas ou até meses à espera pelos corredores da unidade de saúde. A afirmação vem de pessoas que passaram pela situação ou algumas que ainda necessitam fazer a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, de acordo com a população, acompanhantes ficam sem assistência da unidade de saúde; faltam enfermeiras para atender pacientes que estão internados em enfermarias e pelos corredores e não há prioridade, no encaminhamento de cirurgias, para idosos ou gestantes. O HFM além de atender a população de Campos, também atende pacientes da região Norte Fluminense.

Há duas semanas, um adolescente de 13 anos, fraturou o fêmur, jogando futebol, em Guarus, e foi encaminhado para o HFM e o ortopedista de plantão informou que o menor teria que fazer uma cirurgia para que não encontre problemas futuros na perna fraturada. Porém, os hospitais conveniados, Hospital Plantadores de Cana (HPC), Beneficência Portuguesa de Campos (BPC) e Santa Casa de Misericórdia de Campos, estavam sem vagas para receber pacientes e o adolescente, junto com dezenas de pacientes, permaneceu no soro, pelos corredores do hospital, próximo à sala de atendimento do ortopedista. Até ontem, passado esse tempo, o menor ainda não havia sido submetido a cirurgia, que deve ser feita pelo HFM. O caso teve até repercussão nas redes sociais devido a situação que os pacientes precisam enfrentar para realizar a cirurgia pelo SUS. De acordo com profissionais do HFM, a intervenção deve ser feita em hospitais conveniados com prefeitura porque o Ferreira Machado realiza apenas cirurgias de emergência.

— Há pessoas de várias cidades à espera de cirurgia. Não entendo o que acontece com a Saúde em Campos. Até quando essas pessoas vão ficar expostas nos corredores à espera de cirurgias? Isso deve ser denunciado ao Ministério Público. Estamos falando de pessoas, seres humanos, que necessitam de uma atenção maior. Pelos corredores, estão homens, mulheres, crianças e idosos, todos misturados à espera de cirurgias. Algumas pessoas já estão nesta situação há mais de um mês. Como isso pode acontecer? Outros pacientes, além de uma fratura na perna, por exemplo, tiveram outros problemas de saúde, ao ver o desespero de pacientes que entram a cada instante na emergência. É uma tristeza sem fim. Infelizmente, as pessoas que não têm plano de saúde devem passar por essa humilhação. É uma lástima”, relatou a doméstica Maria da Conceição de Souza, de 63 anos, que permaneceu sete dias no corredor do HFM, acompanhando o filho, de 36 anos, que havia fraturado a clavícula num acidente de trânsito.

Dulcides Netto

4 comentários:

Anônimo disse...

A saude em campos anda mal em todos os sentidos.Com essa verba toda destinada a saude nao poderia existir fila em hospital a noite toda pra pegar senha, nao deveria existir atendimento em corredor , agora se o profissional de saude digo todos medicos , enfermeiros e etc tivessem dignidade nao se sujeitariam em trabalhar nessas condicoes.
O que dizer tb da saude publica em campos ,que vergonha essa vigilancia sanitaria ,onde esta esse orgao para esclarecer a populacao sobre os riscos de se alimenrar com produtos pereciveis sem devido acondicionamento.Esse mercado municipal e um foco de doencas e uma ignorancia.
Tenho vergonha de dizer que sou de campos e as pessoas la fora perguntam!Sei campos terra do Garotinho e da Rosinha.putz e o fim

Anônimo disse...

Sou dos mais ferrenhos críticos dos desmandos , das suspeitas gravíssimas da corrupção nesse e em em qualquer governo.
Estamos vivenciando uma crise de representação grave no Brasil.
Mas, convenhamos, num município onde poucos comparecem a manifestaçãos e enchem a Praça São Salvador( cerca de 300000 pessoas não é isso?) para ouvir Michel Teló cantar ¨ai se eu te pego¨e ¨humilde residencia¨, tem mais que ir pro tronco!

Anônimo disse...

Ficar jogado no corredor é inconveniente, mas tambem muito frio.

Anônimo disse...

O mais interessante, é que esses que aparecem nas primeiras fileiras da platéia, pensam, se acham uns verdadeiros britânicos, tipo sangue azul mas, no fundo, toda Campos sabe quem são, quem foram no passado e jamais terão algum pedigree. Apenas "torram" nosso dinheiro com fanfarras financeiras jamais visto na história deste lindo e histórico município. Para esses, o mais importante é o dinheiro no bolso. os valores morais... ah, que valor moral que nada. Dane-se a vergonha, a moral a ética. São ´palavras. nada mais que palavras.