segunda-feira, 26 de agosto de 2013

ABAIXO O PRECONCEITO! SEJAM BEM-VINDOS, MÉDICOS CUBANOS!


Por Hélio Coelho

Estou refletindo sobre a natureza perversa dos comentários tão preconceituosos sobre os médicos cubanos no Brasil, médicos preparados no conceito de Medicina Social e que espalharam pelo mundo a prática do Médico de Família, do Médico visitador, zelador da saúde de bairros e povoados. Cuba tem muitos problemas, é verdade, grande parte em consequência do criminoso bloqueio econômico que até hoje o governo dos Estados Unidos vem impondo há mais de 50 anos, com medo do sucesso pleno em Vida Feliz de uma experiência bem resolvida de Socialismo nas barbas do imperialismo ianque! Isso, quase ninguém fala...Mas, em matéria de Educação e Saúde, Cuba dá de dez em muitas nações que se pensam em estágios superiores de desenvolvimento! Não existe um analfabeto! Não há uma criança cubana nem um idoso nas estatísticas da ONU sobre mortalidade infantil e baixa expectativa de vida! E cá pra nós, com que alegria chegaram para servir, dizendo a plenos pulmões:Somos médicos para servir ao povo, por vocação e compromisso social, missão no sentido de contribuir para a felicidade coletiva! Que lição, logo de chegada...Eu admiro muito os médicos brasileiros com sua competência profissional e seu compromisso ético-político(social). Aqui em Campos mesmo, há vários que podem ser mencionados ao lado dos melhores do Brasil, em todos os sentidos, e fico feliz com isso! Mas também é verdade que a sofisticação das especializações no Brasil acabou afastando muitos médicos e a própria Medicina de sua função social, independentemente da questão sobre essas e aquelas "condições de trabalho", um debate à parte, e necessário sim.
Pelo que vejo em publicações acadêmicas sérias na área social, além dos indicadores do IBGE, nossos irmãos brasileiros desassistidos nos mais distantes rincões, precisam de clínica médica básica e não de especialistas em canto direito do olho esquerdo...Aí, então, é inevitável a lembrança: VIVA OS FARMACÊUTICOS ANTIGOS, ESPALHADOS PELO INTERIOR, CIDADES E PELOS BAIRROS, suprindo muitas dessas necessidades do povo que OS POSTOS MÉDICOS QUE CHEGARAM DEPOIS ainda ficam longe em matéria do cuidado com que esses farmacêuticos tratavam nosso povo sofrido! E muitos deles nem eram farmacêuticos formados em faculdades!!! Ainda há alguns deles, na cidade no interior, a quem rendo homenagens, JUNTAMENTE COM NOSSOS VALOROSOS MÉDICOS QUE HONRAM O JURAMENTO QUE FIZERAM!
Quanto aos preconceitos com os Médicos Cubanos, por detrás de tanta zombaria, ironia e preconceitos, ah!, não tenho dúvida: há muito mais interesses em jogo que nossa vã filosofia supõe...
Abaixo o preconceito! Viva o povo cubano! Viva a Medicina Social a serviço do Povo, esteja onde estiver, venha de onde vier! Parabéns pela corajosa decisão, Presidente Dilma!


Ps Texto publicado no mural do professor Hélio Coelho e republicado em nosso blog após sua autorização.

15 comentários:

Anônimo disse...

Achei algo interessante no arquivo digital da Revista Veja edição 1620 de 20 de Outubro de 1999 nas paginas 52 e 53 as bençãos da revistas Veja daquele numero aos médicos Cubanos, inclusive dando enfase as suas competências na medicina em varias áreas. Qual a diferença daquela época para agora, é apenas partidário pois quem trouxe naquela época foi Serra que hoje é contra. Deixando de lado a partidarização, as misérias humanas no Brasil distante e ate bem perto de nos nesses imensos rincões de nosso pais tem pressa, é para ontem, vamos deixar os cubanos ou estrangeiros de qualquer pais suprir o que não temos ou não queremos, o resto é corporativismo e conversas fiadas.

Anônimo disse...

Faz assim, então: procure o médico importado mais próximo de você quando a sua saúde falhar. Lembre-se que ele não foi revalidado. Faça o mesmo com sua família e amigos. Esqueça o seu plano de saúde. Esqueça dele e do seu médico corporativista, mercenário com o qual você consulta. Esqueça do consultorio e do hospital que vc frequenta...pois o problema da saúde não é esta...a falta de profissional é o problema...procure este pra vc e faça bom uso da rede pública que tem tudo perfeito menos profissional.

Aureo disse...

As pensam que que CHE foi um heroi, não conhecem sua história a fundo, era um bandido!!!!

Anônimo disse...

Parabéns pela coragem Presidente Dilma.Vc é 10. Aliás vc e´13.

Anônimo disse...

Pô, o elogio ao texto vira destaque, e a minha crítica some...Você não se emenda.

Anônimo disse...

So isso que os medicos de hoje fazem ameaçam, tem horas que a gente pensa estar diante de um gangster não um medico com ameaças como o anonimo de 5:26

carlinhos j.carioca disse...

Enquanto os hospitais públicos continuarem a serer comandados por indicação politica...ontem o Jornal do SBT repetiu o (tipo) de reportagem (onde um reporter fragav os medicos batendo o ponto e saindo),só que desta vez,foi no interior do Estado do Rio.Aqui em Campos temos "comandante do HGG),que antes era serc. do Meio Ambiente.Falta profissionalismo e responsabilidade,o resto é conversa para boi dormir!Que venham os Cubanos,Espanhóis etc,mas que queiram trabalhar,é isso que o povo precisa.

Jane Nunes disse...

Não vou liberar comentário anônimo fazendo referência ao Helinho.

Anônimo disse...

Acho ótimo! Queria muito que importassem professores também, pois a educação deste pais está ruim demais. Nem precisa ir tão longe...aqui em campos mesmo, somos os piores do estado. Os professores não se submetem às condições oferecidas, deixam nossos filhos a míngua. Cobram por melhores salarios mas ir pra sala de aula que é bom, nada! Aliás, este país esta carecendo de profissional de tudo. O governo faz de tudo, do bom e do melhor, mas não tem profissional competente para nada. A culpa maior é do professor que nao ensina ninguém e não forma profissional. Temos msmo que trazer todos de outros paises, principalmente de cuba, que é uma ilha e tudo que faz é produzir mão de obra para o mundo. Viva Dilma! Nossa presidente com sensibilidade, a unica, para para enxergar realmente os nossos problemas e carencias.

Anônimo disse...

Essa......é......a.......coisa......mais......ridícula......que......eu.....já.......vi......num.......blog. Helinho é um bibelô? Se foi ele que fez o comentário eu vou fazer referência a quem??? A Barak Obama??? E NÃO HÁ OFENSA, apenas opinião contrária. Tenho certeza que até ele discordaria dessa "proteção". Se botar nome vai????

Anônimo disse...

Palhaçada sem sentido!

Anônimo disse...

Olha só Sra. Jane. Vou reclamar só mais uma vez, porque sua atitude injustificável vai continuar, afinal o blog é seu. Há alguns meses atrás sentei o porrete (sem palavrões) no Dr. Nélio Artiles, diretor da FMC, porque a cidade toda sabe coisas dele que não condiz com sua carinha de anjo. Não sei porque motivos oculto$ o Sr. Sérgio Mendes não liberou nem uma letra. Mas agora..."Não vou liberar comentário anônimo FAZENDO REFERÊNCIA ao Helinho." é demais. O comentário não PODE FAZER REFERÊNCIA??? Mas o cara escreveu o texto e você publicou...Fazer referência a quem meu Deus??? E o texto tá light. Não pra entender, é uma blindagem ridícula, parece que "Helinho" tem 5 anos. Mas enfim, você á a dona.

Anônimo disse...

Isto só vem confirmar o que eu já achava. Você é uma escrota.

Anônimo disse...

Babaca...

Jane Nunes disse...

Sim , eu criei o blog e o divido com os Sergios, Rose e Luciana, qualquer um pode ter o seu e expor suas opiniões. Pena que poucos tenham a coragem de colocar a cara na reta né?
Quem são os escrotos e babacas?
Anonimato de alguns por medo de represálias é compreensível, mas por pura canalhice é desprezível.