quarta-feira, 24 de julho de 2013

Roberto Henriques busca estudo para obra que pode parar invasão do mar em Atafona


O deputado estadual Roberto Henriques recebeu relatório do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), da secretaria de Portos, sobre a primeira etapa dos estudos para o projeto que pretende conter o processo do avanço do mar em Atafona, na foz do Rio Paraíba do Sul. O diretor do INPH, Domenico Accetta, fez a primeira visita técnica ao local em junho, levado pelo deputado, que pretende desenvolver o estudo, a fim de que possam ser feitas obras que cessem a erosão, se houver viabilidade técnica, a exemplo de outras cidades litorâneas no Brasil, como Marataízes e o Pontal de Conceição da Barra, ambas no Espírito Santo, cujos resultados foram 100% satisfatórios. O relatório explica sobre a viabilidade do estudo técnico para compreender o processo e a conclusão é que a região do estudo é dinâmica e o projeto será complexo devido aos diferentes locais de erosão e assoreamento na foz.

 Segundo a conclusão do relatório, feita após a primeira visita técnica, “um ponto importante do estudo será a análise da variação da vazão nas últimas décadas, para qualificar a influência do desvio das águas a montante, na vazão que chega à foz do Rio Paraíba do Sul”. O relatório também cita que para se alcançar o projeto de proteção ideal para o local serão feitos levantamentos batimétricos, perfis de praia, análise e dados de ondas e ventos e estudos de modelagem matemática.
O projeto, segundo o deputado, vai também fazer um levantamento histórico, para avaliar o processo de erosão a partir do desvio feito em Guandu décadas atrás, além de outras intervenções feitas pelo homem, somadas ao processo da natureza. “É um estudo de grande abrangência, mas com certeza pode levar a uma solução para conter o avanço do Atlântico em Atafona, que ocorre de forma mais acelerada dentre todos os pontos do litoral do país”, disse Roberto Henriques.
O deputado já entrou em contato com a Prefeitura de São João da Barra para desenvolver parceria no estudo, informando que o município não precisará ceder recursos para o projeto, apenas apoio logístico. Segundo Roberto Henriques, Domenico Accetta estará enviando nas próximas horas um ofício à Prefeitura solicitando a cessão de um barco e hospedagem e alimentação para a equipe técnica, que deverá ficar no município de 10 a 15 dias. O estudo começará assim que a parceria for concretizada.

Assessoria de comunicação do deputado estadual Roberto Henriques
Júlia Maria de Assis

Nenhum comentário: