segunda-feira, 22 de julho de 2013

EMERGÊNCIA DO HGG FECHADA NUMA CIDADE BILIONÁRIA

Emergência do HGG é fechada na madrugada de domingo
Folha da Manhã online

Um dos maiores hospitais públicos de Campos, o Hospital Geral de Guarus (HGG), teve que fechar as portas, durante a madrugada de ontem, por não ter condições de atender a demanda no setor da emergência. De acordo com a população, as portas da unidade de saúde ficaram fechadas, durante algumas horas, e os seguranças pediam para que as pessoas se encaminhassem para outro hospital. A equipe de reportagem esteve no HGG, em diversos horários entre a manhã e a tarde de ontem, e verificou que o setor, apesar de lotado, estava atendendo os pacientes normalmente.

A dona de casa, Francisca da Silva Vieira, de 36 anos, residente do Parque Santa Rosa, informou que, teve que voltar para casa, após não conseguir atendimento na unidade de saúde. Segundo ela, por volta das 1h, o filho de apenas seis anos, se queixou de dores na garganta. Chegando ao local, na entrada da emergência, os seguranças avisaram que o hospital estava lotado e não poderia atender mais ninguém.

— Fiquei desesperada! Como um hospital fica sem poder atender aos pacientes? Uma cidade tão rica em royalties, que gasta dinheiro com shows e deixa a saúde chegar neste estado. Meu filho teve uma simples dor de garganta, mas poderia ter um problema mais sério. Um hospital que deveria funcionar 24h fechou as portas e deixou quem precisa de atendimento do lado de fora. Se chegasse um paciente em estado grave aqui. Eles deixariam morrer. Voltei pra casa, por não ter condições de ir a outro hospital e voltei hoje (ontem), já que o atendimento voltou ao normal — disse a dona de casa.

De acordo com a assessoria da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o hospital teve que fechar as portas por medida preventiva. “Não haviam mais leitos para atender a população. Outros hospitais da cidade foram avisados para que, pacientes não fossem transferidos para a unidade de saúde. Porém, os pacientes que chegavam com riscos de morte foram atendidos pelo hospital. Casos amenos, os pacientes foram encaminhados para outras unidades de saúde, como o Hospital Ferreira Machado”, disse.

Em março, o médico Erick Schunk protocolou no Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), algumas denúncias de irregularidades que vinham acontecendo no HGG. Segundo Schunk, na unidade, estavam em falta leitos suficientes para a atual demanda com a internação, por diversos dias, com pacientes em macas nos corredores; medicamentos e materiais, com a ausência de vários tipos de antibióticos e até seringas. Na época, a assessoria da FMS disse que se encontrava em fase final de estudo, a reforma e ampliação da emergência.

        -Dulcides Netto
Foto: Silésio Correa

7 comentários:

Anônimo disse...

Com o atual secretário com certeza a incompetência vai imperar pois ele não conhece o sistema SUS,dito pelo próprio na primeira reunião do cons.municipal de saúde que presidiu e ainda por cima delegou ao sub que é advogado de representação em todas as instâncias,típico se quem lava as mãos e que se dane o povo.Essa é a saúde que eles querem mas não é o povo espera e quer.

Anônimo disse...

Como pode acontecer isso ? O que será dos que precisarão do mesmo?

carlinhos j.carioca disse...

Infelizmente,vale para o povão o que é mostrado pela Globo nos horarios nobre...creches de 1ºmundo,vilas olimpicas,casas maravilhosas(todo mundo rindo e feliz) e sem falar tb dos "altos investimentos na saúde e educação",bom isso é na midia bem paga.Quanto a essa situação citada,a outra midia,não mostra...são os mistérios!!!

Anônimo disse...

Chicão não foi colocado aqui pela sua competência na area de saúde, não, porque ficou evidente que não tem, como o anonimo de 18:52 mencionou, e todo mundo que faz parte da SUS sabe. Ele foi colocado aqui, porque vai rolar muito $$$ na saude. Nem quero mencionar aqui o que varios empreteiros me falaram. Cada um chega à sua conclusão.

Anônimo disse...

Não é caso para intervenção Federal?
O CFM não tem representante em Campos para denunciar as péssiamas condições de saúde no município bilionário?

Anônimo disse...

#forasuledil

Anônimo disse...

A bola da vez agora é Wilson Cabral...esse garotinho é genial. Tem que tirar o chapéu. Só não conseguiram queimar Dr. José Manuel, mas esse é competente e nada bobo.