quarta-feira, 13 de março de 2013

ROYALTIES: ACORDO EM PAUTA

Para evitar uma eventual derrota no Supremo Tribunal Federal(STF) no julgamento de Adins (ações diretas de inconstitucionalidade) impetradas pelos estados produtores de petróleo, 16 governadores de estados não produtores de petróleo, reabriram ontem a discussão sobre o rateio dos royalties. Liderados pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) - provável candidato à Presidência da República - o grupo discutiu em reunião prévia sobre o pacto federativo uma proposta de acordo que reduz as perdas do Rio, Espírito Santo e São Paulo na redistribuição dos royalties, assegurando o respeito aos contatos em vigor. Campos disse que por muito pouco não se chegou a um entendimento. Ficou acertado que a discussão será levada à Presidente Dilma Rousseff, na próxima semana, em reunião que está sendo agendada.

Fonte: O Globo economia

DO BLOGUEIRO: 

ainda não há uma questão fechada.

Tudo caminha no sentido dos governadores proporem o seguinte acordo:

a União teria que antecipar receitas futuras dos royalties para os estados não produtores, no valor de cerca de R$ 4,5 bilhões. Os royalties dos campos já licitados ficariam com os estados produtores e os royalties do pré-sal seriam rateados entre todos os estados.

Torcemos para que o bom senso prevaleça e a Presidente Dilma faça sua parte.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não vemos a hora desses royalties pegarem estrada!
Pena que as quadrilhas darão seu jeito e no final ficam todos ganhando e a população perdendo mais uma vez.

Anônimo disse...

Lamentável assistirmos uma Orquestra USAR as crianças para se colocar a serviço de políticas eleitoreiras.Os royalties foram a desgraça de Campos .
Crianças todas de negro num rito fúnebre caminhando pelas ruas ao som de um bumbo é DEMAIS!