domingo, 10 de março de 2013

PACTO FEDERATIVO EM JOGO

Esta malfadada novela da redistribuição dos royalties do petróleo começou em 2008 quando o então presidente Lula anunciou as descobertas dos novos poços na camada pré-sal, e em 2009, enviou ao Congresso Nacional proposta  de mudança do marco regulatório que deixou de ser por concessão e passou a  ser por partilha.

A partir daí, os ânimos se acirraram pela cobiça dos recursos provenientes do ouro negro, e, a meu ver, com a omissão dos governos do PT - Lula-Dilma-.

Vetar os artigos da nova lei de redistribuição do petróleo como fez a presidente Dilma no ano passado, não era o suficiente, afinal, o governo federal tem por obrigação de ser um justo e equilibrado mediador entre os entes federados.

Em casos como este, lavar as mãos, ou fechar os olhos, podem levar a sérios prejuízos ao pacto federativo.

5 comentários:

Ricardo de Freitas disse...

Algo que tem chamado minha atenção nesta luta dos governantes do Estado do Rio de Janeiro contra a aprovação da lei que redistribui os roaylties é a pouca participação popular nos eventos de protestos.
Acho que a população não conseguiu até agora identificar benefícios destes recursos e não tá nem aí com isso. O que é lamentável pois nossa região vai sofrer bastante sem estes recursos.
Que essa indiferença sirva de alerta aos governantes. Não dá mais para ter prefeitura rica e povo pobre.

Anônimo disse...

Bilhões e bilhões mensais no Estado do Rio de Janeiro e o que vemos , principalmente em Campos onde por morarmos e podemos falar com fundamento, o que vemos é o enriquecimento de alguns e a população continuando na miséria.E por miséria, entendamos aqui a miséria de toda sorte:intelectual, social...verdadeiros escravos, soldados a serviço de criminosos morais e destruidores do que é de mais caro à uma Nação e mesmo cidade:o futuro digno de crianças legadas ao infortúnio de uma escola maldita e palco eleitoreiro de vereadores e cabos eleitorais.O futuro até mesmo das crianças como ser viventes na medida em que têm a assitencia à sua saúde negligenciada.
Sem contar no descaso com idosos e todo o contribuinte que paga seus impostos e se vêem numa cidade que tem tudo para ser modelo de qualidade de vida mas se apresenta ao resto do Estado e do país com uma educação fundamental com um ideb vergonhoso e um índice de desenvolviemnto humano compatível com cidades nordestinas comandadas por coronéis.
Que se estreite o uso indiscriminado dos royalties e que haja uma fiscalização .Mas fiscalização de verdade, e não teatro para legitimar o malfeito!

Anônimo disse...

Perfeito. Só faltou acrescentar o aumento absurdo da especulação imobiliária.

Anônimo disse...

Em que pese meu total esmurecimento quanto a estes malfadados royalties que nestes 20 anos mostraram muito pouco porque vieram e, alem disso, só fez retornar para Campos figurinhas que estavamos torcendo para que fossem alijadas do cenário político da cidade, a quebra de contrato é algo danoso totalmente condenável e só fez crescer a desconfiança de investidores estrangeiros no país.Segundo soube o Brasil perdeu vários investimentos em decorrencia .
Talvez quem sabe é melhor mesmo né?Não vêm os exploradores de fora e os quadrilehiros de ¨dentro¨enfiam a viola no saco.

Anônimo disse...

ainda agora no programa balanço geral da record o apresentador e vereador alexandre tadeu ,dava suas conclusões sobre a perda dos royaltes "voces pais que tem seus filhos na creche isso tudo vai acabar então vamos a luta".Pífio pra não dizer ridículo e o pior ele é formador de opinião.