quinta-feira, 14 de março de 2013

DIA SEGUINTE AO "HABEMUS PAPAM"

Papa Francisco: tímido, mas polêmico Papa eleito é primeiro Francisco, primeiro Jesuíta e primeiro Latino-Americano. O argentino, Jorge Mario Bergoglio tem 76 anos e foi escolhido na quinta votação do segundo dia de conclave.

Durante votação que elegeu Bento XVI, em abril de 2005, há quase oito anos, Jorge Mario teria sido o segundo mais votado pelos cardeais. Já neste conclave, diante das especulações dos últimos dias, argentino pouco apareceu como possível papável.

O líder católico, conhecido como "pessoa de muito diálogo", enfrentará possíveis batalhas, devido a grandes escândalos envolvendo o nome da igreja.

Os últimos anos foram marcados por crises de acobertamento de crimes de pedofilia, vazamento de documentos secretos e acusações de lavagem de dinheiro dentro do Vaticano.

O novo Papa é esperado pelos fiéis como renovação e mudança. Em seu primeiro pronunciamento, Francisco falou de amor e humildade, o que deu esperança ao povo católico.

Envolvimento político

Com perfil tímido, mas, articulado, Jorge Mario teria se envolvido em várias polêmicas políticas em seu país, inclusive contra o governo atual da presidente Cristina Kitsner. Liderou grupo que protestou contra a união homossexual, aprovada pelo governo Kitsner e anunciou casos de pobreza, omitidos pela estatística governista.

De acordo com o Jornalista Horacio Verbitsky, em seu livro "Silêncio", ele teria sido acusado de retirar a proteção de dois jesuítas perseguidos pela ditadura militar no final da década de 70 e início de 80, na Argentina. Eles acabaram sendo sequestrados pelo governo.

Já os defensores do atual Papa, dizem que nesta época ele ajudou muitos a escapar das Forças Armadas de seu país.

Fonte: Folha da Manhã online - Tatiana Rangel

DO BLOGUEIRO:

fica sempre a certeza de que "as palavras convencem, mas só os exemplos arrastam".  

Nenhum comentário: