quinta-feira, 14 de março de 2013

CONCURSO PEDE COMPROVAÇÃO DE VIRGINDADE


Concurso para a Polícia Civil da Bahia pede comprovação de virgindade

publicado em 13 de março de 2013 às 22:24
do Terra
Uma norma constante no edital de um concurso público promovido pelo governo baiano para a Polícia Civil do Estado levou a seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) a emitir uma nota de repúdio nesta quarta-feira. O edital exige a comprovação de virgindade para candidatas aos postos de delegado, escrivã e investigador.
“Essa exigência nos dias atuais é, extremamente, abusiva e desarrazoada em virtude da grave violação ao inciso III do art. 1º da Constituição Federal de 1988, que consagra o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana, bem como ao art. 5º do citado Diploma Legal, que dispõe sobre o Princípio da Igualdade e o Direito a Intimidade, Vida Privada, Honra e Imagem”, diz a nota da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB-BA.
O edital pede exames de “colposcopia, citologia e microflora” às candidatas, mas libera a apresentação dos exames para as mulheres com “hímen íntegro”, exigindo, no entanto, a apresentação de atestado médico para a comprovação da referida condição, com assinatura, carimbo e CRM do médico que o emitiu.
Segundo a OAB-BA, o Estado “atuou desrespeitando o mínimo existencial para as candidatas”. “A imposição legal de critérios de admissão baseados em gênero, idade, cor ou estado civil configura uma forma gravosa de intervenção no âmbito da proteção à igualdade jurídica (CF, art. 5º, caput) e da regra que proíbe quaisquer desses requisitos como critério de admissão (art. 7º, XXX,CF), além das violações à Lei 9.029/95″, diz trecho da nota.
“Exigir que as mulheres se submetam a tamanho constrangimento é, no mínimo, discriminatório, uma vez que tal exigência não tem qualquer relação com as atribuições do cargo, além de tornar mais oneroso o concurso para as candidatas do gênero feminino”, segundo a OAB-BA.
O concurso tem 600 vagas, com salários variando de R$ 1.558,89 a R$ 9.155,28.
Terra tentou contato com a Secretaria de Administração do governo da Bahia, sem sucesso.
Fonte: blog Viomundo o que você não vê  na mídia

DO BLOGUEIRO:

EM PLENO SÉCULO XXI, NA EFERVESCÊNCIA DAS CONQUISTAS DAS MULHERES PELOS SEUS LEGÍTIMOS DIREITOS, ESTÃO QUERENDO RETROCEDER A IDADE MÉDIA, TALVEZ SAUDOSOS DOS TRIBUNAIS DE INQUISIÇÃO, OU COISAS AFINS.

FICA O REGISTRO: ISTO É INACEITÁVEL!


Um comentário:

Anônimo disse...

Não apenas inaceitável como incosntitucional, ilegal etc.
Essa sandice só pode ter vindo da cabeça de algum perverso que não se assume em seus desejos.
Nem Ferud explicaria!
Justiça nele(a)!