terça-feira, 12 de março de 2013

O QUE QUEREMOS? QUAL O CAMINHO MAIS RESPONSÁVEL A PERCORRER?

A cigarra e os royalties - Ricardo André Vasconcelos

Depois de uma semana de protestos públicos, está marcada para a próxima quarta-feira, 13, às 18h, no Trianon, uma reunião com todos os ocupantes de cargos de confiança da Prefeitura de Campos para que tratar, segundo nota distribuída pelo secretário de Governo, Suledil Bernardino, “grande mobilização em defesa de nossa cidade”.

Enquanto isso, depois de derrubado o veto da presidente Dilma à nova distribuição dos royalties do petróleo, falta apenas o Congresso Nacional comunicar à Presidência da República da decisão e o próprio presidente do Congresso Renan Calheiros (PMDB-AL) promulga a lei que deve ter vigência imediata. 

Fala-se na possibilidade de, neste meio tempo, ser costurado algum tipo de acordo capaz de manter os efeitos de uma Medida Provisória editada pela Presidente Dilma e que amenizaria os efeitos catastróficos da nova distribuição dos royalties. As ameaças de retaliação do governador Sérgio Cabral, como parar as obras do Maracanã, inviabilizar a final da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, pode sensibilizar a Planalto.

Mas nada será como antes.

Desde 2009, todos com um mínimo de discernimento sabiam que a distribuição dos royalties teria novo destino e, inconstitucional ou não, a disputa de 25 estados contra apenas dois só poderia ter o resultado que teve. Os governos do RJ e das prefeituras, como Campos, fizeram como a cigarra da fábula de La Fontaine: gastaram e cantaram o verão todo sem se preocupar com a escassez iminente e agora não tem nem a formiga a quem recorrer.

Quando a prefeita Rosinha diz que desde 2009 sabia que a questão chegaria até ao Supremo Tribunal Federal (STF) como alardeou ontem com ares de pitonisa que acertou seu vaticínio, na prática faz confissão pública de seu desleixo como administradora que não se preparou para os dias de penúria como ela própria previra.

Seja via STF ou negociação, tomara que os municípios não percam tantos recursos como se prevê. No entanto, que os recursos sejam gastos com mais zelo, com transparência e que a máquina pública seja para todos e não os apaniguados dos poderosos de ocasião. Veja aqui, por exemplo, que o atual governo tem 43 órgãos de primeiro escalão. Entrem no link, vejam, comparem como existem funções superpostas. O fim imediato desse cabide de emprego é um bom começo para esses novos tempos.

DO BLOGUEIRO: 

perfeito!

Apesar da amiga Jane Nunes já ter replicado este texto, coloco-o novamente para nossa apreciação devido a gravidade do momento que estamos vivendo. Que a forma sensata e equilibrada como abordou o tema o jornalista Ricardo André sirva para uma profunda reflexão de toda sociedade civil organizada.

 Se somos dotados de inteligência e  livre arbítrio, com certeza, é para que possamos ter discernimento sobre qual o melhor caminho a trilhar. Portanto, ficam as indagações: o que queremos? Qual o caminho mais responsável a percorrer?

Por fim: mãos à obra, é claro!

7 comentários:

Anônimo disse...

É O CAMINHO DO USO HONESTO.DESTINAR OS ROYALTIES PARA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO.É UM DINHEIRO PÚBLICO E PARA A COISA PÚBLICA É QUE DEVE SER DESTINADO.
TODA CAMPOS SABE, QUIÇÁ TODO RJ,QUE GAROTINHOS NÃO BRINCAM EM $ERVIÇO E TAMBEM QUE $ERIEDADE É COISA DA FAMIGLIA E COMO O CHEFE DO CLÂ SEMPRE DISSE, PARA BEM GOVERNAR , BASTA NÃO ROUBAR,PORTANTO , NÃO HÁ PORQUE SE PREOCUPAR:
NÃO VAI ROUBAR, NÃO VAI FALTAR!

Anônimo disse...

O caminho é um só: cortar a mão do do olho grande.

Anônimo disse...

SE QUANDO TINHA DINHEIRO NOS ULTIMOS QUATRO ANOS NÃO FOI BEM EMPREGADO NA SAUDE,EDUCAÇÃO,GERAÇÃO DE EMPREGO DIGNO COM SALARIO BOM PARA O EMPREGADO, OS CORONEIS GAROTINHOS, QUE IMPERAM EM NOSSA CIDADE HOJE FAZEM DE TUDO PARA VOLTAR AO PASSADO QUE ESTA CIDADE TENTA ESQUECER QUE FOI O PERIODO DOS CORONEIS, QUAL A DIFERENÇA QUE FARA A REDUÇÃO DO DINHEIRO PARA A POPULAÇÃO, RESPONDO NENHUMA POIS ELES NUNCA VIRAM A COR NEM SABEM O MONTANTE EXATO, MELHORIAS MUITO POUCAS QUE DARIA PARA FAZER COMO ANTIGAMENTE SO COM A ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS, JA OS EMPREITEIROS ESTES SABEM O VALOR COR E DIVISÃO DO DINHEIRO COM O GOVERNO. ETA POPULAÇÃO BURRA. O MANIFESTO TEM QUE SER PARA FISCALIZAR O EMPREGO DO DINHEIRO DE FORMA CORRETA, QUE DA E SOBRA.

Anônimo disse...

Caro anônimo acima, como está nossa qualidade de vida, comparada à todos os anos anteriores? Está pior? Nenhum benefício nos foi proporcionado? Você não deve morar em uma casa popular, ou usar o cartão cidadão, porque senão saberia a importância destas coisas. Não que seja favor, mas temos que reconhecer o que é feito e pra quem é feito.

Anônimo disse...

Gostaria de falar ao blog em primeira mão da exoneração de Ana Lucia Boynard Secretaria de Palnejamento Municipal/ Foi exonerada pela Prefeita Hoje dia 12/03 pela manha/
Segundo especulações o motivo teria sido as altas reclamações sobre o concurso público principalmente para professores pois nao convoca os concursados uma vez que as escola funcionam precariamente sem professores
Agora é um absurdo, ter concurso e nao chamar os concursados e ainda colocar a culpa na secretária quando a culpa disso o culpado é um menino que manda e desmanda na Prefeitura!

Anônimo disse...

Ana Lucia AMA APANHAR dos Garotinhos, quanto mais apanha mais ADULA> Querem apostar que daqui a pouco ela estará em outro setor?

Anônimo disse...

Caro(a) anonimo(a) das 11:12h.Dar peixe pronto e não o anzol para pescá-lo é desejar uma população indolente.É fazer de gente , instrumento para suas maluquices, para seus projetos pessoais.
Gente é para brilhar, não para ser joguete, marionete nas mãos de desequilibrados!
Qualidade de vida é termos uma população que ande com seus próprios passos;que tenha empregos e que estes proporcione diginidade ;é termos escolas que ensinem e não que seja mmais um local , um feudo para que vereadores coloque diretores ou professores que são cabos eleitorais .Qualidade de vida é ter saúde compatível com os mi~lhões que entram todo mês na prefeitura.É ter parques e jardins com flores ( não superfaturadas)e gente , crianças saudáveis e felizes correndo.
Qualidade de vida é ter um índice de desenvolvimento humano compatível com as outras cidades da região sudeste( a mais desenvolvida do Brasil) e não com regiões nordestinas, a menos desenvolvida, infelizmente, do país.
Qualidade de vida é termos servidores pagos de modo justo e não terceirizados que não passam de votos de cabresto e de soldaos a serem convocados a qualquer tempo e lugar quando se quer praça cheia e não tem como enche-la espontaneamente por falta de competencia real e meritória.