sábado, 5 de janeiro de 2013

UENF OFERECE 546 VAGAS ATRAVÉS SISU

Melhor instituição pública de nível superior do Rio de Janeiro no Índice Geral de Cursos (IGC/MEC) e 6ª melhor média do país no último Enade (2011), a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) oferece 546 vagas em 16 cursos presenciais. Elas serão preenchidas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que tem inscrições de 07 a 11/01/13, pelo site do Sisu.

No Enade, dois cursos tiveram nota máxima (5): Ciências Sociais e Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo. No Conceito Preliminar de Curso (CPC), que considera o Enade e indicadores como infraestrutura, organização didático-pedagógica e corpo docente, todos os cursos da Uenf receberam conceito 4 em uma escala de 1 a 5. E o Guia do Estudante, da Editora Abril, selecionou todos os cursos da Uenf que entraram na avaliação para figurar na última edição da publicação "Melhores Universidades".

A relação de cursos e vagas da Uenf, em ordem alfabética, é a seguinte: Administração Pública (20 vagas), Agronomia (50), Ciência da Computação (25), Ciências Biológicas/Bacharelado (80), Ciências Biológicas/Licenciatura (40), Ciências Sociais (30), Engenharia Civil (30), Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo (25), Engenharia de Produção (28), Engenharia Metalúrgica (30), Física/Licenciatura (30), Matemática/Licenciatura (30), Medicina Veterinária (40), Pedagogia/Licenciatura (30), Química/Licenciatura (30) e Zootecnia (28).

Bolsas e auxílios - Outro diferencial da graduação da Uenf é a oferta de bolsas de diversas modalidades para os estudantes, mesmo sendo a universidade pública e gratuita. Segundo o último levantamento, 43% dos alunos de graduação recebem algum tipo de bolsa ou auxílio. Parte das bolsas é concedida com base em critérios de desempenho acadêmico e outra parte com base em critérios de carência socioeconômica. 

De acordo com a Lei Estadual nº 5346/2008, a Uenf reserva 45% das vagas em cada curso para alunos carentes de variados perfis. São 20% para negros ou indígenas, 20% para ex-alunos de escolas públicas e 5% para candidatos com deficiência ou filhos de policiais civis, militares, bombeiros militares ou inspetores de segurança e administração penitenciária mortos ou incapacitados em razão do serviço. Todos já ingressam com direito a auxílio de R$ 300 mensais durante a vigência do curso.

Fonte: Folha da Manhã online

Um comentário:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Campos! A Cidade Procurada e Nâo desamparada! A UENF sempre a frente.