sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

SJB: EMERGÊNCIA COMPROMETIDA POR FALTA DE EQUIPAMENTOS E MÉDICOS

No prédio da Santa Casa, equipamentos e medicamentos foram deixados para trás
Remédios de uso controlado, seringas, equipamentos, frascos de soro em caixotes plásticos, macas, camas, materiais contaminados. Tudo isso foi deixado para trás no antigo prédio onde funcionava o atendimento de emergência da Saúde em São João da Barra. A situação foi denunciada na manhã desta quinta-feira (03/01), pelo provedor da Santa Casa de São João da Barra, Renato Batista.

A equipe do Site Ururau percorreu, acompanhada da direção do hospital, as salas onde desde 1998, funcionava o atendimento de emergência da cidade.

De acordo com o provedor, a Santa Casa cedia a área física para que o município gerenciasse o atendimento. “Toda a equipe e materiais eram de responsabilidade da Prefeitura. Com a inauguração do Centro Municipal de Emergência da cidade todo o serviço foi transferido. Na ultima sexta-feira (29/12), fui chamado pelo policial militar que estava de plantão e informado que estavam retirando todo o material sem que tivéssemos sido avisados. Tomei a decisão de fechar o prédio e quando entrei encontrei tudo abandonado. Além dos medicamentos também achei monitor cardíaco, bomba de infusão, tudo em condições de uso”, explicou Renato.

O médico e diretor Douglas da Conceição de Oliveira faz outras denúncias. “Desde que o atendimento de emergência foi transferido para o novo centro, os pacientes com problemas ortopédicos tem o primeiro atendimento lá, mas precisam vir aqui na Santa Casa fazer o raio-X. O mesmo acontece com as pessoas que precisam fazer exame de sangue. Elas passam pela emergência e depois vem aqui fazer a coleta do material”, explicou Douglas.

O médico faz outros questionamentos. “O centro cirúrgico funciona na Santa Casa e, por exemplo, o pediatra fica de plantão no Centro de Emergência Dr. Pedro Octávio Enes Barreto. Se uma mulher entrar em trabalho de parto, não podemos fazer a cirurgia porque o pediatra vai estar de plantão no centro municipal. O contrato dos médicos ortopedistas que terminou no dia 31/12 também não foi renovado”.

Do lado de fora da unidade, Maria Inês de Oliveira, de 43 anos, confirma que não consegue fazer exames laboratoriais. “Levei minha filha de 6 anos no Centro Municipal e ela foi atendida. O problema é que precisamos vir aqui na Santa Casa fazer o exame de sangue”, contou.

Marcos Aurélio de Oliveira Junior, de 24 anos, teve uma torção no pé quando jogava bola. Ele também passou pelo primeiro atendimento na emergência e foi levado de ambulância para fazer o raio-X, na Santa Casa.

O Site Ururau entrou em contato com a Secretaria de Comunicação de São João da Barra, que informou que enviará uma nota sobre o assunto.

Fonte: sítio Ururau

Nenhum comentário: