terça-feira, 4 de dezembro de 2012

PERIGO NO EDIFÍCIO MEDICAL CENTER

RECEBI POR E-MAIL DE RILDEN:

Quero chamar a atenção para uma situação grave que está acontecendo nos elevadores de um dos prédios mais movimentados da nossa cidade, o Medical Center na rua Treze de Maio.

Há mais de 5 (cinco) anos somos usuários de serviços médicos no referido prédio. Durante este tempo, já atrasamos várias vezes devido problemas com os elevadores, pois estes não atendem a demanda dos usuários no horário de maior movimentação. Os elevadores estão constantemente quebrados ou em manutenção e, ao meu ver, não são dimensionados para atender a um prédio de 8 (oito) andares, cujos os 3(três) primeiros andares são garagens, com a finalidade do Medical Center.
Os dois elevadores que transportam pacientes e o elevador de serviço também usado para este fim não atendem a demanda, e atualmente com o elevador de serviço parado está muito difícil. Muitos usuários estão subindo pelas escadas do prédio, o que tem trazido muitos transtornos e, inclusive situações que podem progredir para uma fatalidade, pois lembro que antes de chegar ao 1º (primeiro) andar, existem 3 (três) andares de garagem (G1, G2, e G3). Desta forma, para subir de escada até o 6º (sexto) andar, o paciente subirá 9 (nove) andares.

Os usuários daqueles elevadores são pessoas diversas como: Crianças especiais, Idosos, pacientes de fisioterapia, pacientes em reabilitação, deficientes visuais, pacientes de cirurgia plástica, pessoas em cadeira de rodas... Todos com hora marcada para consulta e que chegam a esperar muito tempo, inclusive perdendo o atendimento, no horário de maior movimento.

É importante ressaltar que as recepcionistas dos elevadores e os demais funcionários que não fazem parte da administração, eles não têm culpa do caos que está ocorrendo naquele prédio.

Tenho presenciado pessoas idosas, senhoras, pessoas obesas, mulheres usando bolsas (pode elevar o risco de lesão na coluna) e sapatos de salto (podem sobrecarregar os joelhos durante a descida), mães com crianças e outras pessoas subindo escadas para não perderem a consulta ou atendimento agendado.

Na semana passada, ao descer do 6º (sexto) andar pela escada, percebi que um jovem que estava subindo entrou no 3º andar muito ofegante. Fui ao seu encontro para socorrê-lo, e ele me disse que tinha entrado no andar para pegar um pouco de ar, e que ainda ia subir mais alguns andares. Vale lembrar que a falta de ar pode indicar que algo não está bem com a saúde da pessoa.

Acho importante que as autoridades procurem a administração do prédio para juntos encontrarem uma solução para esta situação que, conforme disse, pode chegar a uma fatalidade. Conforme relatei o elevador de serviço está parado, segundo informações para substituição por um elevador de uma empresa mais conceituada nos condomínios.

Termino lembrando que um dos elevadores deste prédio já desceu alguns andares em queda livre, o que deixou muitos usuários apavorados.

8 comentários:

Anônimo disse...

Os outros elevadores também sempre estão em manutenção, talvez porque estão trabalhando sem interrupção.

Luiz Oliveira disse...

Realmente esse é um sério problema. Eu já perdi duas consultas por causa do tempo absurdo de espera dos elevadores. As filas, a cada dia, aumentam mais e mais. Esse é um problema estrutural (não sei quem foram os benditos engenheiros), o prédio deveria ter sido melhor planejado, ainda mais por se tratar de um centro comercial. Alguma providência precisa ser tomada, e logo!!! É uma questão de saúde pública. Se fosse um profissional médico, pensaria duas vezes antes de adquirir uma sala nesse prédio.

Rheynold disse...

Oh Serjão! Uma escadinha de quando em vez faz bem à saúde!

Anônimo disse...

O pior . No prédio existem clínicas que realizam procedimentos cirúrgicos.. Alguns meses uma paciente até faleceu .Imagine em caso de emergência. Um verdadeiro barril de pólvora.

Anônimo disse...

RIO - Um elevador de um prédio comercial despencou do nono andar na manhã desta quarta-feira na Rua da Passagem, número 123, próximo a Rua Arnaldo Quintela, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. O acidente foi confirmado pela administração do Edifício Botafogo. De acordo com a Secretária estadual de Defesa Civil, sete pessoas ficaram feridas, sendo uma delas em estado estado grave.
Homens do Corpo de Bombeiros foram acionados, e as vítimas levadas para o Hospital Miguel Couto, no Leblon. Uma faixa da via chegou a ser interditada, mas já foi liberada.
Segundo o porteiro do prédio, Aldair Silva, de 51 anos - que trabalha há 15 no local - o elevador tinha acabado de passar por reforma. De acordo com ele, a empresa Otis, responsável pela manutenção, havia liberado o uso do equipamento há 15 dias:
— Tudo foi trocado, menos a cabine do elevador. Eu estava na recepção na hora do acidente e só ouvi os gritos e a barulheira.
A síndica do prédio vizinho, Suzana Cunha, disse que também é cliente da empresa e que foi uma fatalidade.
— Já usei o elevador que caiu, mas não percebi nenhum anormalidade — contou Suzana.
Já o publicitário Matheus Tapioca, que trabalho há um ano no edifício, afirmou que depois da reforma, o equipamento já apresentou diversos problemas na porta. Segundo ele, às vezes ela não fechava ou demorava para abrir. Matheus disse que, inclusive, já chegou a ficar preso no elevador.
— Todo mundo cobrava do síndico. Ele dizia que estava modernizando o elevador. Vou ficar com receio de andar nesse elevador. Já tinha medo, agora então, ainda mais — relatou o publicitário.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/elevador-de-predio-comercial-desaba-deixa-sete-feridos-em-botafogo-6934528#ixzz2EBbU6LhR

Anônimo disse...

Ontem mesmo precisei marcar consulta com um reumatologista, porém, na hora de escolher, um fiz questão de que não fosse do medical center por causa dos transtornos que aquele elevador sempre causa.

Anônimo disse...

a constatação óbvia do anonimo 10:55 é surpreendente! o que precisa ser feito, além das denúncias via blogs, é uma matéria jornalística em jornais de grande circulação e através reportagem TVs locais para que o síndico incompetente desse prédio tome alguma providência real.

Anônimo disse...

Hoje 06/12 fui informado por um médico que os elevadores serão trocados com previsão de 6 meses de obra. Se a obra for como as realizadas pela nossa prefeitura... durarão pelo menos 2 anos.